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Dissertação
Uma fórmula alternativa à formula de Zeller para determinação de datas
Neste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples de algumas proposições e teoremas clássicos de congruência módular com ênfase no estudo do calendário de forma que esta parte se torne mais conhecida, pois a congruência módular tem um grande papel na resolução de muitos problemas aritméticos,...
Autor principal: | Gonçalves, Celiomar Machado |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0146034596206059 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6661 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66612018-10-10T05:04:33Z Uma fórmula alternativa à formula de Zeller para determinação de datas Gonçalves, Celiomar Machado Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0146034596206059 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Cabral, Valtemir Martins Ferreira, Max Congruência Módular Calendário Teorema Aritmética CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: ÁLGEBRA Neste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples de algumas proposições e teoremas clássicos de congruência módular com ênfase no estudo do calendário de forma que esta parte se torne mais conhecida, pois a congruência módular tem um grande papel na resolução de muitos problemas aritméticos, que estão de certa forma esquecidos tanto no ensino básico quanto no ensino de graduação. No intuito de resgatar tais teoremas, desenvolvendo assim habilidades no ensino de Aritmética, exploramos algumas proposições e teoremas:divisibilidade, critério de divisibilidade,fórmula de Zeller, Propriedades das Congruências Modulares , Função Parte Inteira. Acreditamos que dá forma que foi o enfoque da realização desse trabalho, com a utilização de exemplo simples vinculado ao cotidiano do discente, como o uso do calendário, possa servir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Aritmética e possivelmente servir de elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos em Aritmética nos seus diversos desdobramentos. In this work, we tried to take a simple approach of some classical theorems propositions and theorems of modular congruence with emphasis in the study of the calendar so that this part becomes better known, because modular congruence plays a large role in solving many arithmetic problems, since elementary and undergraduate education has forgotten. In order to rescue such theorems, thus developing skills in the teaching of arithmetic, we explore some propositions and theorems: divisibility, divisibility criterion, formule Zeller, propriety of modular and entire function. We believe that the focus of this work, using a simple example linked to the student’s daily life, such as the calendar, can be used to improve the teaching and larning of arithmetic possibly serves as a motivating element for students and teachers who seek to improve their knowledge in arithmetic in its various developments. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-10-09T15:45:32Z 2017-09-28 Dissertação GONÇALVES, Celiomar Machado. Uma fórmula alternativa à formula de Zeller para determinação de datas. 2017. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6661 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Congruência Módular Calendário Teorema Aritmética CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: ÁLGEBRA |
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Neste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples de algumas proposições e teoremas
clássicos de congruência módular com ênfase no estudo do calendário de forma que esta parte
se torne mais conhecida, pois a congruência módular tem um grande papel na resolução de muitos
problemas aritméticos, que estão de certa forma esquecidos tanto no ensino básico quanto
no ensino de graduação. No intuito de resgatar tais teoremas, desenvolvendo assim habilidades
no ensino de Aritmética, exploramos algumas proposições e teoremas:divisibilidade, critério
de divisibilidade,fórmula de Zeller, Propriedades das Congruências Modulares , Função Parte
Inteira. Acreditamos que dá forma que foi o enfoque da realização desse trabalho, com a utilização
de exemplo simples vinculado ao cotidiano do discente, como o uso do calendário,
possa servir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Aritmética e possivelmente servir de
elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos em
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