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Dissertação
Fruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesa
Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente tanto nos trajetos casa-esco...
Autor principal: | Costa, Delsinei Vieira da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8772990048706247 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6700 |
Resumo: |
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Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser
contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida
cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente
tanto nos trajetos casa-escola quanto nos quintais urbanos da cidade de Eirunepé-Am.
Partindo dessa compreensão este trabalho buscou construí material didático bilíngue para
ensino de ciências ambientais por meio da LI a partir do etnoconhecimento discente. Para
alcançar os objetivos propostos da pesquisa identificaram-se as frutíferas existentes dos
quintais urbanos da cidade de Eirunepé e arrolou-se a percepção ambiental dos discentes
sobre a diversidade frutífera no trajeto casa-escola, com vistas elaboração de produto
educacional bilíngue sobre a diversidade frutífera como ferramenta para o ensino das ciências
ambientais. O objeto de estudo utilizado no desenvolvimento desta pesquisa deu-se no
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas no campus de Eirunepé. A
pesquisa enquadra-se na tipologia de pesquisa exploratória-descritiva realizada por meio de
um estudo de caso, em foco consistiu em uma amostragem não probabilística, tendo em vista
a escolha de entrevistados para participação da primeira fase e, o estudo não depender de
probabilidade e sim das características da pesquisa. A pesquisa mostra a contextualização do
ensino por meio da agrodiversidade frutífera pode ser uma ferramenta importante para o
trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser
inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica. |