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Dissertação
Fruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesa
Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente tanto nos trajetos casa-esco...
Autor principal: | Costa, Delsinei Vieira da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8772990048706247 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6700 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67002018-10-18T05:03:42Z Fruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesa Costa, Delsinei Vieira da Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/8772990048706247 http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Percepção Ambiental Ensino transdisciplinar Agrodiversidade frutífera Interdisciplinaridade Eirunepé – Am Ensino de Língua Inglesa Environmental Perception Transdisciplinary teaching Fruitful Agrodiversity CIÊNCIAS AGRÁRIAS Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente tanto nos trajetos casa-escola quanto nos quintais urbanos da cidade de Eirunepé-Am. Partindo dessa compreensão este trabalho buscou construí material didático bilíngue para ensino de ciências ambientais por meio da LI a partir do etnoconhecimento discente. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa identificaram-se as frutíferas existentes dos quintais urbanos da cidade de Eirunepé e arrolou-se a percepção ambiental dos discentes sobre a diversidade frutífera no trajeto casa-escola, com vistas elaboração de produto educacional bilíngue sobre a diversidade frutífera como ferramenta para o ensino das ciências ambientais. O objeto de estudo utilizado no desenvolvimento desta pesquisa deu-se no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas no campus de Eirunepé. A pesquisa enquadra-se na tipologia de pesquisa exploratória-descritiva realizada por meio de um estudo de caso, em foco consistiu em uma amostragem não probabilística, tendo em vista a escolha de entrevistados para participação da primeira fase e, o estudo não depender de probabilidade e sim das características da pesquisa. A pesquisa mostra a contextualização do ensino por meio da agrodiversidade frutífera pode ser uma ferramenta importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica. This dissertation based on the assumption of the education of language in England is ser contextualizated with a reality discent by midia of several aspects that permeiam sua cotidiana, among the various possibilities, we use the fruitful agrodiversity present both in the home-school and in the urban backyards of the city of Eirunepé-Am. Based on this understanding, this work sought to construct bilingual didactic material for the teaching of environmental sciences through the LI from the student's cognition. In order to reach the proposed objectives of the research, we identified the existing fruit trees of the urban backyards of the city of Eirunepé and the students' environmental perception about the fruitful diversity in the home-school path, with a view to elaborating a bilingual educational product on fruitful diversity as a tool for the teaching of environmental sciences. The object of study used in the development of this research was given at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas on the campus of Eirunepé. The research fits the typology of exploratory-descriptive research conducted through a case study, in focus consisted of a non-probabilistic sampling, in view of the choice of interviewees for participation in the first phase and, the study does not depend on probability but of the characteristics of the research. The research shows the contextualization of education through fruitful agrodiversity can be an important tool for curricular work, due to its motivational, challenging and constructive nature, and can be inserted as a pedagogical proposal in primary schools. 2018-10-17T14:52:09Z 2018-08-10 Dissertação COSTA, Delsinei Vieira da. Fruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesa. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6700 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida
cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente
tanto nos trajetos casa-escola quanto nos quintais urbanos da cidade de Eirunepé-Am.
Partindo dessa compreensão este trabalho buscou construí material didático bilíngue para
ensino de ciências ambientais por meio da LI a partir do etnoconhecimento discente. Para
alcançar os objetivos propostos da pesquisa identificaram-se as frutíferas existentes dos
quintais urbanos da cidade de Eirunepé e arrolou-se a percepção ambiental dos discentes
sobre a diversidade frutífera no trajeto casa-escola, com vistas elaboração de produto
educacional bilíngue sobre a diversidade frutífera como ferramenta para o ensino das ciências
ambientais. O objeto de estudo utilizado no desenvolvimento desta pesquisa deu-se no
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas no campus de Eirunepé. A
pesquisa enquadra-se na tipologia de pesquisa exploratória-descritiva realizada por meio de
um estudo de caso, em foco consistiu em uma amostragem não probabilística, tendo em vista
a escolha de entrevistados para participação da primeira fase e, o estudo não depender de
probabilidade e sim das características da pesquisa. A pesquisa mostra a contextualização do
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