/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio
Este trabalho apresenta como questão norteadora de pesquisa: “De que maneira a coordenação de diferentes registros contribui para o processo de ensino e aprendizagem de tópicos da Geometria Analítica, especialmente Ponto, Reta e Circunferência no Ensino Médio, a partir de uma sequência didática em q...
Autor principal: | Azevedo, Alysson Roberto Garcia |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6264754211706241 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6737 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6737 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67372018-10-30T05:03:29Z Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio Azevedo, Alysson Roberto Garcia Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/6264754211706241 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Oliveira, Nilomar http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Moraes, Nadime Mustafa Geometria Analítica Registro de Representação Semiótica GeoGebra Analytical Geometry Register of Semiotic Representation GeoGebra CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: GEOMETRIA E TOPOLOGIA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL Este trabalho apresenta como questão norteadora de pesquisa: “De que maneira a coordenação de diferentes registros contribui para o processo de ensino e aprendizagem de tópicos da Geometria Analítica, especialmente Ponto, Reta e Circunferência no Ensino Médio, a partir de uma sequência didática em que são propostas construções com o auxílio do software GeoGebra?”. Para esta constatação foi desenvolvida uma sequência de atividades com o uso do software GeoGebra. No entanto, convém destacar que este trabalho não se resume a uma sequência didática somente. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como a coordenação de diferentes registros de representação semiótica são utilizados pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica no Ensino Médio, a partir de uma sequência didática com o uso do GeoGebra. A investigação por uma prática diferenciada e dinâmica com o intuito de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, foi a principal motivação deste estudo diante das inúmeras dificuldades apresentadas pelos estudantes. O interesse em tratar deste assunto, baseia-se nos baixos rendimentos dos alunos constatados em avaliações em larga escala e nas avaliações escolares aplicadas, além da constatação das dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de conversão de registros relacionados ao tema abordado. Tais atividades foram planejadas, implementadas e avaliadas a partir dos subsídios teóricos fundamentados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A experiência didática foi realizada com 18 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Manaus, AM. O percurso metodológico deste trabalho foi desenvolvido com base nas etapas da metodologia da engenharia didática idealizada por Michèle Artigue. A partir da análise dos resultados que foram obtidos após a aplicação da sequência das atividades, constatou-se que ao utilizar o software GeoGebra, possibilitou uma melhor compreensão e interpretação dos conceitos de Geometria Analítica no Ensino Médio a partir dos registros de representação semiótica envolvidos, demonstrando-se uma proposta eficiente no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. This work presents as the subject of the research guide: "How does the coordination of different registries contribute to the process of teaching and learning of topics of Analytical Geometry, especially Point, Line and Circumference in High School, from a sequence didactics in which constructions are proposed with the aid of software GeoGebra? ". For this, a sequence of activities with the use of GeoGebra software. However, it should be noted that this work does not summarize to a didactic sequence only. The main objective of this research is to analyze how the coordination of different records of semiotic celebration are made by the clients during the process of teaching and learning of concepts of Analytical Geometry in Teaching Middle, starting from a didactic sequence with the use of GeoGebra. The research by a differentiated and dynamic practice with the intention of improving the quality of the teaching-learning process was the main motivation the difficulties presented by the students. The interest in dealing with this subject is based on the low incomes of students found in large-scale assessments and in school assessments applied, in addition to finding the difficulties presented by these students in the process of converting records related to the topic addressed. Such activities were planned, implemented and evaluated. Based on the Theory of Semiotic Representation Registers by Raymond Duval. The didactic experience was carried out with 18 students from the 3rd year of the High School of a school of the state network of the municipality of Manaus, AM. The methodological course of this work was developed based on the stages of the didactic engineering methodology idealized by Michele Artigue. The analysis of the results that were obtained after the application of the Following the activities, it was verified that when using GeoGebra software, made possible a better understanding and interpretation of the Analytical Geometry in High School representing a methodology important in the teaching-learning process of Mathematics. 2018-10-29T19:45:22Z 2018-06-26 Dissertação AZEVEDO, Alysson Roberto Garcia. Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6737 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Geometria Analítica Registro de Representação Semiótica GeoGebra Analytical Geometry Register of Semiotic Representation GeoGebra CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: GEOMETRIA E TOPOLOGIA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Geometria Analítica Registro de Representação Semiótica GeoGebra Analytical Geometry Register of Semiotic Representation GeoGebra CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: GEOMETRIA E TOPOLOGIA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL Azevedo, Alysson Roberto Garcia Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
topic_facet |
Geometria Analítica Registro de Representação Semiótica GeoGebra Analytical Geometry Register of Semiotic Representation GeoGebra CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: GEOMETRIA E TOPOLOGIA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Este trabalho apresenta como questão norteadora de pesquisa: “De que maneira a coordenação de diferentes registros contribui para o processo de ensino e aprendizagem de tópicos da Geometria Analítica, especialmente Ponto, Reta e Circunferência no Ensino Médio, a partir de uma sequência didática em que são propostas construções com o auxílio do software GeoGebra?”. Para esta constatação foi desenvolvida uma sequência de atividades com o uso do software GeoGebra. No entanto, convém destacar que este trabalho não se resume a uma sequência didática somente. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como a coordenação de diferentes registros de representação semiótica são utilizados pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica no Ensino Médio, a partir de uma sequência didática com o uso do GeoGebra. A investigação por uma prática diferenciada e dinâmica com o intuito de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, foi a principal motivação deste estudo diante das inúmeras dificuldades apresentadas pelos estudantes. O interesse em tratar deste assunto, baseia-se nos baixos rendimentos dos alunos constatados em avaliações em larga escala e nas avaliações escolares aplicadas, além da constatação das dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de conversão de registros relacionados ao tema abordado. Tais atividades foram planejadas, implementadas e avaliadas a partir dos subsídios teóricos fundamentados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. A experiência didática foi realizada com 18 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do município de Manaus, AM. O percurso metodológico deste trabalho foi desenvolvido com base nas etapas da metodologia da engenharia didática idealizada por Michèle Artigue. A partir da análise dos resultados que foram obtidos após a aplicação da sequência das atividades, constatou-se que ao utilizar o software GeoGebra, possibilitou uma melhor compreensão e interpretação dos conceitos de Geometria Analítica no Ensino Médio a partir dos registros de representação semiótica envolvidos, demonstrando-se uma proposta eficiente no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. |
author_additional |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
author_additionalStr |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
format |
Dissertação |
author |
Azevedo, Alysson Roberto Garcia |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6264754211706241 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6264754211706241 |
title |
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
title_short |
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
title_full |
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
title_fullStr |
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de Geometria Analítica a partir de Conversões de Registros de Representação Semiótica com Exploração dos Temas: Ponto, Reta e Circunferência com o uso do GeoGebra no Ensino Médio |
title_sort |
aprendizagem de geometria analítica a partir de conversões de registros de representação semiótica com exploração dos temas: ponto, reta e circunferência com o uso do geogebra no ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6737 |
_version_ |
1831969673001828352 |
score |
11.753735 |