/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce
O número de pessoas que compram produtos em sites de comércio eletrônico vem crescendo nos últimos anos. A facilidade e conforto aliado à crescente segurança dos sites possibilitou que mais pessoas comprem produtos com apenas alguns cliques. Neste universo, um dos primeiros sistemas que um usuário s...
Autor principal: | Oliveira, Victor Costa |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0920398332609097 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6768 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6768 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67682018-11-20T05:03:34Z Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce Oliveira, Victor Costa Moura, Edleno Silva de http://lattes.cnpq.br/0920398332609097 http://lattes.cnpq.br/4737852130924504 Marinho, Leandro Balby Carvalho, André Luiz da Costa E-commerce Autocomplete Comércio Eletrônico Complemento Automático de Consultas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O número de pessoas que compram produtos em sites de comércio eletrônico vem crescendo nos últimos anos. A facilidade e conforto aliado à crescente segurança dos sites possibilitou que mais pessoas comprem produtos com apenas alguns cliques. Neste universo, um dos primeiros sistemas que um usuário se depara no processo de compra é o Complemento Automático de Consultas, que sugere consultas e produtos a cada letra digitada na caixa de busca pelo comprador. Saber quais consultas sugerir a cada letra digitada e ordená-las da melhor forma possível é o desafio deste sistema. Este trabalho se concentra em saber qual é a melhor fonte de geração dessas consultas e estuda estratégias de ordenação destas no cenário do E-Commerce. Em toda nossa pesquisa não achamos um trabalho que estuda esse tema neste cenário específico, fazendo este trabalho ser o pioneiro no assunto. As estratégias implementadas neste trabalho foram testadas em lojas reais do varejo online brasileiro e latino-americano e os resultados foram diferentes em cada loja. O MRR em uma loja brasileira de cosméticos, por exemplo, usando uma das estratégias deste trabalho, atingiu quase 0,8 para prefixos com três letras digitadas e 0,6 para uma loja de Eletrodomésticos com o mesmo tamanho de prefixo. The number of people who buy products on e-commerce sites has been growing in recent years. The ease and comfort coupled with the growing security of the websites made it possible for more people to buy products with just a few clicks. In this universe, one of the first systems that a user encounters in the purchase process is the Automatic Query Complement, which suggests queries and products for each letter entered in the search box by the buyer. Knowing which queries to suggest to each letter typed and sorting them in the best possible way is the challenge of this system. This work focuses on knowing the best source of these queries and examines strategies for sorting queries in E-Commerce. In all of our research we did not find a paper that studies this theme in this scenario, making this work the pioneer in the subject. The strategies implemented in this paper were tested in Brazilian and Latin American retail real stores. The results were different in each store. The MRR at a Brazilian cosmetics store, for example, using one of the strategies developed in this paper, reached almost 0.8 for prefixes with three typed letters and 0.6 for an Appliances store with the same prefix size. 2018-11-19T19:41:51Z 2018-08-28 Dissertação OLIVEIRA, Victor Costa de. Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6768 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
E-commerce Autocomplete Comércio Eletrônico Complemento Automático de Consultas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
E-commerce Autocomplete Comércio Eletrônico Complemento Automático de Consultas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Oliveira, Victor Costa Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
topic_facet |
E-commerce Autocomplete Comércio Eletrônico Complemento Automático de Consultas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
O número de pessoas que compram produtos em sites de comércio eletrônico vem crescendo nos últimos anos. A facilidade e conforto aliado à crescente segurança dos sites possibilitou que mais pessoas comprem produtos com apenas alguns cliques. Neste universo, um dos primeiros sistemas que um usuário se depara no processo de compra é o Complemento Automático de Consultas, que sugere consultas e produtos a cada
letra digitada na caixa de busca pelo comprador. Saber quais consultas sugerir a cada letra digitada e ordená-las da melhor forma possível é o desafio deste sistema. Este trabalho se concentra em saber qual é a melhor fonte de geração dessas consultas e estuda estratégias de ordenação destas no cenário do E-Commerce. Em toda nossa pesquisa não achamos um trabalho que estuda esse tema neste cenário específico, fazendo este
trabalho ser o pioneiro no assunto. As estratégias implementadas neste trabalho foram testadas em lojas reais do varejo online brasileiro e latino-americano e os resultados foram diferentes em cada loja. O MRR em uma loja brasileira de cosméticos, por exemplo, usando uma das estratégias deste trabalho, atingiu quase 0,8 para prefixos com três letras digitadas e 0,6 para uma loja de Eletrodomésticos com o mesmo tamanho de prefixo. |
author_additional |
Moura, Edleno Silva de |
author_additionalStr |
Moura, Edleno Silva de |
format |
Dissertação |
author |
Oliveira, Victor Costa |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0920398332609097 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0920398332609097 |
title |
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
title_short |
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
title_full |
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
title_fullStr |
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ordenação para completar consultas em E-Commerce |
title_sort |
estratégias de ordenação para completar consultas em e-commerce |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6768 |
_version_ |
1831969687027580928 |
score |
11.753735 |