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Dissertação
A mobilização dos saberes de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Esta investigação apresenta como objetivo principal compreender os modos pelos quais os professores com formação inicial no Curso Normal Superior e que ensinam Matemática nos Anos Iniciais mobilizam seus saberes de conteúdos e pedagógicos. O lócus estabelecido para coleta dos dados empíricos que con...
Autor principal: | Neves, Ilmaçara Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8710527413017303 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6841 |
Resumo: |
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Esta investigação apresenta como objetivo principal compreender os modos pelos quais os professores com formação inicial no Curso Normal Superior e que ensinam Matemática nos Anos Iniciais mobilizam seus saberes de conteúdos e pedagógicos. O lócus estabelecido para coleta dos dados empíricos que constituíram a base da pesquisa foram quatro escolas da rede de ensino público municipal de Humaitá-Amazonas. O estudo desenvolveu-se em etapas primordiais, a primeira partiu da revisão bibliográfica acerca dos saberes docentes, ampliando o conhecimento acerca da temática e que fundamentou o conceito de saberes que dão sustentação a dissertação. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tomando como instrumentos de coletas a entrevista narrativa, que possibilitou mergulhar nas vivências e experiências dos protagonistas, também se utilizou a pesquisa documental, etapa que envolveu a análise do histórico escolar, livros-texto relacionados à disciplina de Matemática utilizada no decorrer do curso de formação inicial e duas obras produzidas sobre o Curso Normal Superior no Amazonas. A investigação buscou responder o problema científico: Como vem se desenvolvendo o processo de constituição dos saberes docentes do (a) professor (a) de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Realizamos encontros para colher às narrativas e, posteriormente, procedeu-se a organização, o processo de análise que envolveu a intepretação, no qual se buscou o sentido mais amplo das respostas, por meio de sua ligação com o referencial teórico, os objetivos e as questões da pesquisa. Os achados das narrativas evidenciaram que: i) os estímulos da docência apresentaram momentos de aproximações e singularidades (necessidade financeira, substituição e seguir profissão familiar); ii) as experiências docentes foram difíceis, assustadoras e complexas, tornando-se um desafio inicial na docência; iii) no percurso de atuação profissional os professores ingressaram sem a formação específica, inclusive com o ensino médio; iv) entre as experiências marcantes no processo formativo indicam como divisor de águas o segundo grau/ensino médio e a graduação; v) a relação pessoal com a disciplina Matemática é considerada complexa porque se apresenta satisfatória e resistente; vi) a aprendizagem com ex-professores foram negativas e positivas, influenciando o processo educativo; vii) o percurso de formação foi realizado na Universidade do Estado do Amazonas em períodos distintos, neste processo apresentaram dificuldades de compreensão em alguns conteúdos matemáticos, mas vivenciaram movimentos de construção e reconstrução da prática docente. Observou-se que muitos foram os saberes aprendidos na formação inicial, dentre os quais os de conteúdos e pedagógicos que foram mobilizados no decorrer da formação e constituídos em meio às diversas situações escolares, formação continuada, experiências práticas e trocas de conhecimentos com colegas da profissão. |