/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserçã...
Autor principal: | Ferreira, Manuella Marinho |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871 |
Resumo: |
---|
O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação num micro campo de conhecimento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tabatinga. Para tanto, estudou-se as formas e os processos de acesso, geração e produção de informações ambientais por meio das TICs no IFAM, campus Tabatinga. Adotou-se na pesquisa a abordagem sistêmica no intuito de analisar o todo e as partes da área de estudo numa visão global e de conjunto. Para a intervenção em campo o método empregado foi o estudo de caso único, combinando com várias técnicas como fonte de evidências, tais como: observação direta, diário de campo, registro fotográfico, roteiro de entrevista e grupo focal com os interagentes. Os sujeitos da pesquisa foram 80 interagentes vinculados ao IFAM Campus Tabatinga. Trata-se de um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa; os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo, foi utilizada a estatística descritiva simples para descrever os dados em gráficos. Por meio dos resultados foi possível sistematizar um website educativo como produto educacional voltado para o saber local e científico, onde se observou a percepção e a valorização do ambiente visto pelos interagentes quanto à produção, acesso e geração de informações ambientais no IFAM Campus Tabatinga e para a região do Alto Solimões. |