Dissertação

Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM

O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserçã...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Manuella Marinho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5640036554665447
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6871
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68712019-01-18T05:04:25Z Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM Ferreira, Manuella Marinho Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Ferreira, Jarliane da Silva Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Gestão da informação Tecnologia de informação e comunicação Website educativo Instituto Federal do Amazonas CIÊNCIAS AGRARIAS O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação num micro campo de conhecimento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tabatinga. Para tanto, estudou-se as formas e os processos de acesso, geração e produção de informações ambientais por meio das TICs no IFAM, campus Tabatinga. Adotou-se na pesquisa a abordagem sistêmica no intuito de analisar o todo e as partes da área de estudo numa visão global e de conjunto. Para a intervenção em campo o método empregado foi o estudo de caso único, combinando com várias técnicas como fonte de evidências, tais como: observação direta, diário de campo, registro fotográfico, roteiro de entrevista e grupo focal com os interagentes. Os sujeitos da pesquisa foram 80 interagentes vinculados ao IFAM Campus Tabatinga. Trata-se de um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa; os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo, foi utilizada a estatística descritiva simples para descrever os dados em gráficos. Por meio dos resultados foi possível sistematizar um website educativo como produto educacional voltado para o saber local e científico, onde se observou a percepção e a valorização do ambiente visto pelos interagentes quanto à produção, acesso e geração de informações ambientais no IFAM Campus Tabatinga e para a região do Alto Solimões. El actual proceso de transformación de la sociedad industrial para la llamada sociedad de la información imprime modificaciones estructurales en varias esferas de la sociedad, percibidas en los campos cultural, económico y político. A partir de esta preocupación, la motivación temática de este estudio fue analizar la inserción de la Tecnología de Información y Comunicación en un micro campo de conocimiento, el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Amazonas campus Tabatinga. Para ello, se estudiaron las formas y los procesos de acceso, generación y producción de informaciones ambientales a través de las TICs en el IFAM, campus Tabatinga. Se adoptó en la investigación el enfoque sistémico con el fin de analizar el conjunto y las partes del área de estudio en una visión global y de conjunto. Para la intervención en campo el método empleado fue el estudio de caso único, combinando con varias técnicas como fuente de evidencias, tales como: observación directa, diario de campo, registro fotográfico, guión de entrevista y grupo focal con los interagentes. Los sujetos de la investigación fueron 80 interactivos vinculados al IFAM Campus Tabatinga. Se trata de un estudio descriptivo con enfoques cualitativos y cuantitativos; los datos obtenidos fueron analizados según la técnica del análisis de contenido, se utilizó la estadística descriptiva simple para describir los datos en gráficos. Por medio de los resultados fue posible sistematizar un sitio web educativo como producto educativo orientado al saber local y científico, donde se observó la percepción y la valorización del ambiente visto por los interagentes en cuanto a la producción, acceso y generación de informaciones ambientales en el IFAM Campus Tabatinga y para la región del Alto Solimões. 2019-01-17T14:37:58Z 2018-10-30 Dissertação FERREIRA, Manuella Marinho. Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão da informação
Tecnologia de informação e comunicação
Website educativo
Instituto Federal do Amazonas
CIÊNCIAS AGRARIAS
spellingShingle Gestão da informação
Tecnologia de informação e comunicação
Website educativo
Instituto Federal do Amazonas
CIÊNCIAS AGRARIAS
Ferreira, Manuella Marinho
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
topic_facet Gestão da informação
Tecnologia de informação e comunicação
Website educativo
Instituto Federal do Amazonas
CIÊNCIAS AGRARIAS
description O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação num micro campo de conhecimento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tabatinga. Para tanto, estudou-se as formas e os processos de acesso, geração e produção de informações ambientais por meio das TICs no IFAM, campus Tabatinga. Adotou-se na pesquisa a abordagem sistêmica no intuito de analisar o todo e as partes da área de estudo numa visão global e de conjunto. Para a intervenção em campo o método empregado foi o estudo de caso único, combinando com várias técnicas como fonte de evidências, tais como: observação direta, diário de campo, registro fotográfico, roteiro de entrevista e grupo focal com os interagentes. Os sujeitos da pesquisa foram 80 interagentes vinculados ao IFAM Campus Tabatinga. Trata-se de um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa; os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo, foi utilizada a estatística descritiva simples para descrever os dados em gráficos. Por meio dos resultados foi possível sistematizar um website educativo como produto educacional voltado para o saber local e científico, onde se observou a percepção e a valorização do ambiente visto pelos interagentes quanto à produção, acesso e geração de informações ambientais no IFAM Campus Tabatinga e para a região do Alto Solimões.
author_additional Jesus, Edilza Laray de
author_additionalStr Jesus, Edilza Laray de
format Dissertação
author Ferreira, Manuella Marinho
author2 http://lattes.cnpq.br/5640036554665447
author2Str http://lattes.cnpq.br/5640036554665447
title Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
title_short Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
title_full Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
title_fullStr Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
title_full_unstemmed Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
title_sort website educativo em ensino das ciências ambientais no ifam, campus tabatinga - am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871
_version_ 1831969704210595840
score 11.753735