/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM
O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserçã...
Autor principal: | Ferreira, Manuella Marinho |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6871 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68712019-01-18T05:04:25Z Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM Ferreira, Manuella Marinho Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Ferreira, Jarliane da Silva Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Gestão da informação Tecnologia de informação e comunicação Website educativo Instituto Federal do Amazonas CIÊNCIAS AGRARIAS O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação num micro campo de conhecimento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tabatinga. Para tanto, estudou-se as formas e os processos de acesso, geração e produção de informações ambientais por meio das TICs no IFAM, campus Tabatinga. Adotou-se na pesquisa a abordagem sistêmica no intuito de analisar o todo e as partes da área de estudo numa visão global e de conjunto. Para a intervenção em campo o método empregado foi o estudo de caso único, combinando com várias técnicas como fonte de evidências, tais como: observação direta, diário de campo, registro fotográfico, roteiro de entrevista e grupo focal com os interagentes. Os sujeitos da pesquisa foram 80 interagentes vinculados ao IFAM Campus Tabatinga. Trata-se de um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa; os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo, foi utilizada a estatística descritiva simples para descrever os dados em gráficos. Por meio dos resultados foi possível sistematizar um website educativo como produto educacional voltado para o saber local e científico, onde se observou a percepção e a valorização do ambiente visto pelos interagentes quanto à produção, acesso e geração de informações ambientais no IFAM Campus Tabatinga e para a região do Alto Solimões. El actual proceso de transformación de la sociedad industrial para la llamada sociedad de la información imprime modificaciones estructurales en varias esferas de la sociedad, percibidas en los campos cultural, económico y político. A partir de esta preocupación, la motivación temática de este estudio fue analizar la inserción de la Tecnología de Información y Comunicación en un micro campo de conocimiento, el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Amazonas campus Tabatinga. Para ello, se estudiaron las formas y los procesos de acceso, generación y producción de informaciones ambientales a través de las TICs en el IFAM, campus Tabatinga. Se adoptó en la investigación el enfoque sistémico con el fin de analizar el conjunto y las partes del área de estudio en una visión global y de conjunto. Para la intervención en campo el método empleado fue el estudio de caso único, combinando con varias técnicas como fuente de evidencias, tales como: observación directa, diario de campo, registro fotográfico, guión de entrevista y grupo focal con los interagentes. Los sujetos de la investigación fueron 80 interactivos vinculados al IFAM Campus Tabatinga. Se trata de un estudio descriptivo con enfoques cualitativos y cuantitativos; los datos obtenidos fueron analizados según la técnica del análisis de contenido, se utilizó la estadística descriptiva simple para describir los datos en gráficos. Por medio de los resultados fue posible sistematizar un sitio web educativo como producto educativo orientado al saber local y científico, donde se observó la percepción y la valorización del ambiente visto por los interagentes en cuanto a la producción, acceso y generación de informaciones ambientales en el IFAM Campus Tabatinga y para la región del Alto Solimões. 2019-01-17T14:37:58Z 2018-10-30 Dissertação FERREIRA, Manuella Marinho. Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Gestão da informação Tecnologia de informação e comunicação Website educativo Instituto Federal do Amazonas CIÊNCIAS AGRARIAS |
spellingShingle |
Gestão da informação Tecnologia de informação e comunicação Website educativo Instituto Federal do Amazonas CIÊNCIAS AGRARIAS Ferreira, Manuella Marinho Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
topic_facet |
Gestão da informação Tecnologia de informação e comunicação Website educativo Instituto Federal do Amazonas CIÊNCIAS AGRARIAS |
description |
O atual processo de transformação da sociedade industrial para a chamada sociedade da informação imprime modificações estruturais em várias esferas da sociedade, percebidas nos campos cultural, econômico e político. Partindo dessa preocupação, a motivação temática deste estudo foi analisar a inserção da Tecnologia de Informação e Comunicação num micro campo de conhecimento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Tabatinga. Para tanto, estudou-se as formas e os processos de acesso, geração e produção de informações ambientais por meio das TICs no IFAM, campus Tabatinga. Adotou-se na pesquisa a abordagem sistêmica no intuito de analisar o todo e as partes da área de estudo numa visão global e de conjunto. Para a intervenção em campo o método empregado foi o estudo de caso único, combinando com várias técnicas como fonte de evidências, tais como: observação direta, diário de campo, registro fotográfico, roteiro de entrevista e grupo focal com os interagentes. Os sujeitos da pesquisa foram 80 interagentes vinculados ao IFAM Campus Tabatinga. Trata-se de um estudo descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa; os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da análise de conteúdo, foi utilizada a estatística descritiva simples para descrever os dados em gráficos. Por meio dos resultados foi possível sistematizar um website educativo como produto educacional voltado para o saber local e científico, onde se observou a percepção e a valorização do ambiente visto pelos interagentes quanto à produção, acesso e geração de informações ambientais no IFAM Campus Tabatinga e para a região do Alto Solimões. |
author_additional |
Jesus, Edilza Laray de |
author_additionalStr |
Jesus, Edilza Laray de |
format |
Dissertação |
author |
Ferreira, Manuella Marinho |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5640036554665447 |
title |
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
title_short |
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
title_full |
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
title_fullStr |
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
title_full_unstemmed |
Website educativo em ensino das ciências ambientais no IFAM, Campus Tabatinga - AM |
title_sort |
website educativo em ensino das ciências ambientais no ifam, campus tabatinga - am |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6871 |
_version_ |
1831969704210595840 |
score |
11.753735 |