Dissertação

Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais

Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e co...

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Autor principal: Barra, Vinícius Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
Resumo:
Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.