Dissertação

Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais

Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e co...

ver descrição completa

Autor principal: Barra, Vinícius Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6887
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68872019-01-23T05:03:58Z Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais Barra, Vinícius Oliveira Silva, Sandra Helena da http://lattes.cnpq.br/0081266016663164 http://lattes.cnpq.br/4319441308236433 Santana, Otacílio Antunes http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 Schropfer, Edivania dos Santos http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Transdisciplinaridade Crise ambiental Tecnologias digitais Site educacional Transdisciplinarity Environmental crisis Digital technologies Educational site CIÊNCIAS AGRÁRIAS Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. In the city of Tabatinga, in the Amazon, as in many Brazilian cities, the environmental disturbances and impacts caused by the disposal of open garbage, as well as the excess of solid waste disposal in streets and urban streams, reflect the lack of conservation of natural resources and the entire environmental system, evidencing the need to carry out actions that promote discussions and reflections on the impacts of the environmental crisis on the daily lives of small cities. In this sense, this study sought to identify the applicability and contributions of the use of digital technologies in the teaching of Environmental Sciences. The results of the study proved the applicability and contributions of digital technologies to the teaching of Environmental Sciences. In this perspective, an educational website was developed, in collaboration with the 3rd year students of the IFAM / Campus Tabatinga course, to be used as a transdisciplinary pedagogical tool in the propagation, discussions and reflections of environmental problems at a local and global level . It is hoped that the educational site developed from the theme solid wastes and basic sanitation can be used by teachers of any area of knowledge to promote discussions and reflections on environmental issues at the local and planetary level, always seeking the relation of inseparability and the interrelation between the phenomenon and its context, and this with the planetary context. 2019-01-22T15:18:28Z 2018-12-07 Dissertação BARRA, Vinícius Oliveira. Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
spellingShingle Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Barra, Vinícius Oliveira
Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
topic_facet Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
description Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.
author_additional Silva, Sandra Helena da
author_additionalStr Silva, Sandra Helena da
format Dissertação
author Barra, Vinícius Oliveira
author2 http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
author2Str http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
title Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_short Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_full Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_fullStr Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_full_unstemmed Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_sort site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
_version_ 1831969706793238528
score 11.753896