Tese

A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Esta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese...

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Autor principal: Alencar, Simône de Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7794947874682417
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69152020-11-27T18:13:03Z A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Alencar, Simône de Oliveira Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/7794947874682417 http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Silva, Paulo Aparecido Dias da http://lattes.cnpq.br/9966733160906645 Precarização Trabalho docente PARFOR Expansão Itensificação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese que sustentamos foi: A precarização do trabalho docente no Brasil vem se evidenciando no processo de expansão do ensino superior a partir da década de 1995 e se acentua no PARFOR desenvolvido no IEEA da UFAM. Nossa escolha teórico-metodológica sustentou-se no Materialismo Histórico-dialético, para a compreensão do objeto e da realidade, o qual traz como categorias inerentes a contradição, a totalidade e a mediação. Os dados coletados foram tratados, organizados e analisados a partir da análise temática. As categorias de análise foram o trabalho como categoria central, a precarização, a flexibilização e a intensificação. Para o recolhimento dos dados coletamos documentos e entrevistamos 10 (dez) professores do IEAA que trabalharam no PARFOR no período de 2010 a 2015. Com base na pesquisa, verificamos que o trabalho docente é precarizado desde a sua gênese, todavia, no PARFOR, há uma intensificação maior da exploração da força de trabalho docente. A ausência do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), a redução do tempo da carga horária, a densidade laboral, são fatores que acentuam a precarização do trabalho docente. This thesis analyzes the precariousness of teaching work in PARFOR developed at the Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), from Universidade Federal do Amazonas (UFAM), seeking to understand how the precariousness of teaching work is emphasized in the context that this program is developed. The thesis we undertook was: The precariousness of teaching work in Brazil has been evidenced in the process of expansion of higher education since the 1995s and is emphasized in PARFOR developed at UFAM/IEEA. Our theoretical-methodological choices were based on historical-dialectical materialism, in order to understand the object and reality, which brings as inherent categories as contradiction, totality and mediation. The collected data were treated, organized and analyzed from the thematic analysis. The categories of analysis were work as a central category, precariousness, flexibilization and intensification. In order to collect the data, we collected documents and interviewed 10 (ten) IEAA/UFAM professors who worked at PARFOR in the period from 2010 to 2015. Based on the research, we verified that the teaching work has been precarious since its genesis, however, in PARFOR there are a greater intensification of the exploitation of the teaching workforce. The absence of the university tripod (teaching, research and extension), the reduction of the time of the workload, the labor density, are factors that accentuate the precariousness of the teaching work. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas não encontrei dificuldades. Tudo explicado no tutorial e no manual 2019-01-30T12:35:31Z 2018-10-11 Tese ALENCAR, Simône de Oliveira. A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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