Dissertação

A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar

A Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográ...

ver descrição completa

Autor principal: Viana, Luciana Carla Lima da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7433139994183840
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7190
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71902019-06-05T05:03:52Z A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar The Nau of the 21st century: the toy in the playground Viana, Luciana Carla Lima da Silva Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/7433139994183840 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Brito, Rosa Mendonça de http://lattes.cnpq.br/7467942519181644 Castro Junior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 Jogos educativos Brinquedoteca Ambiente virtual de aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO A Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográfica e qualitativa não há separação entre o conhecer e o fazer. Desatracamos do Porto de Origem, no estágio em docência, na turma do 5º Período 2017/1 do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O desafio foi manter o pensamento aberto, sem pré-conceitos, acompanhar processos e deixar-se guiar pelos acontecimentos. Esse movimento nos levou à Primeira Escala, Disciplina Jogos e Atividades Lúdicas, onde os conceitos, referências teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas foram nosso foco. Eis que surgiu o problema: a disciplina jogos e atividades lúdicas fomenta elementos construtores à formação de um Brinquedista? Com o foco direcionado possibilita identificar as estratégias organizadoras dos processos ensino e aprendizagem. Navegar é preciso em rumo ao Porto de Destino onde habitamos o território “Espaço do Brincar”, mapeando-o e traçando linhas que expressem suas possibilidades e potencialidades da mediação pedagógica. Ao se incluir no território, compor a paisagem da viagem, acompanhar ritmos e processos, fizemos a Ancoragem refletindo sobre as pistas construídas no trajeto da viagem apontando possíveis linhas para explicitar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual. The Nautical Chart traces clues in the construction of the paths of the trip to analyze the constructive elements to the formation of the Virtual Toys in general in the discipline Games and play activities and in a specific way in the "Space of the Play". The route of the trip with the approach of cartographic and qualitative inspiration there is no separation between knowing and doing. We unmasked the Port of Origin, in the teaching internship, in the group of the 5th Period 2017/1 of the Pedagogy Course of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas. The challenge was to keep the thinking open, without preconceptions, to follow processes and to be guided by the events. This movement led us to the First Scale, Discipline Games and Play Activities, where the concepts, theoretical references about games, games and play activities were our focus. So the problem has arisen: does the discipline games and play activities encourage building elements to the formation of a toy? With the targeted focus, it is possible to identify the organizing strategies of the teaching and learning processes. Navigating is necessary towards the Port of Destiny where we inhabit the territory "Espaço do Brincar", mapping it and drawing lines that express its possibilities and potential of pedagogical mediation. By including in the territory, composing the landscape of the trip, accompanying rhythms and processes, we did the Anchoring reflecting on the tracks built in the path of the trip pointing out possible lines to make explicit the constructive elements to the formation of the Virtual Toys. Dificuldade em responder as questões que se referem as Licenças. 2019-06-04T22:33:50Z 2019-05-03 Dissertação VIANA, Luciana Carla Lima da Silva. A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Jogos educativos
Brinquedoteca
Ambiente virtual de aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
spellingShingle Jogos educativos
Brinquedoteca
Ambiente virtual de aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Viana, Luciana Carla Lima da Silva
A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
topic_facet Jogos educativos
Brinquedoteca
Ambiente virtual de aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
description A Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográfica e qualitativa não há separação entre o conhecer e o fazer. Desatracamos do Porto de Origem, no estágio em docência, na turma do 5º Período 2017/1 do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O desafio foi manter o pensamento aberto, sem pré-conceitos, acompanhar processos e deixar-se guiar pelos acontecimentos. Esse movimento nos levou à Primeira Escala, Disciplina Jogos e Atividades Lúdicas, onde os conceitos, referências teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas foram nosso foco. Eis que surgiu o problema: a disciplina jogos e atividades lúdicas fomenta elementos construtores à formação de um Brinquedista? Com o foco direcionado possibilita identificar as estratégias organizadoras dos processos ensino e aprendizagem. Navegar é preciso em rumo ao Porto de Destino onde habitamos o território “Espaço do Brincar”, mapeando-o e traçando linhas que expressem suas possibilidades e potencialidades da mediação pedagógica. Ao se incluir no território, compor a paisagem da viagem, acompanhar ritmos e processos, fizemos a Ancoragem refletindo sobre as pistas construídas no trajeto da viagem apontando possíveis linhas para explicitar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Viana, Luciana Carla Lima da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/7433139994183840
author2Str http://lattes.cnpq.br/7433139994183840
title A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
title_short A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
title_full A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
title_fullStr A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
title_full_unstemmed A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar
title_sort nau do século xxi: o brinquedista no espaço do brincar
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190
_version_ 1831969762576433152
score 11.753735