Dissertação

Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções

Esta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as- sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração deste tra...

ver descrição completa

Autor principal: Cervino, Fábio Rivas Correia
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7151056356012275
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7251
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-72512019-07-11T05:03:40Z Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções Using the mathematical model to teaching-learning of the content of functions Cervino, Fábio Rivas Correia Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/7151056356012275 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Funções (Matemática) Modelos matemáticos CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Aprendizagem significativa Semiótica Modelagem matemática Esta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as- sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração deste trabalho foram revisitadas legislações educacionais como: LDB, BNCC e o PCN+ da disci- plina de matemática e, como metodologia, utilizamos princípios de modelagem matemática como chave para que os alunos construíssem e opinassem na elaboração de modelos que resolvessem matematicamente as situações cotidianas e das ciências. Além disso, associou-se ainda a pesquisa desenvolvida com o embasamento teórico da aprendizagem significativa na perspectiva de Moreira e das representações semióticas apresentada por Raymond Duval. As situações-problema foram elaboradas a priori pelo pesquisador, seguidas de orientações ao longo de um mês, com encon- tros semanais, e as visões destes eram verificadas através questionários semiestruturados aplicados para coleta de dados, os quais foram posteriormente compilados. Os resultados obtidos foram satisfatórios e confirmam/refutam pesquisas semelhantes. This research aims to investigate the relevance that some students of the first year of high school give to the content of functions through an inverted perspective of teaching-learning of the subject, in which the student is seen as the agent constructing the knowledge itself. To elaborate this work, we have revisited educational legislation such as LDB, BNCC and the PCN + of the mathematics discipline and, as methodology, we use principles of mathematical modeling as a key for students to construct and give opinions in the elaboration of models that mathematically solve everyday situations and of Sciences. Besides, the research developed with the theoretical foundation of meaningful learning from the perspective of Moreira and the semiotic representations presented by Raymond Duval was also associated. The problem situations were elaborated a priori by the researcher, followed by orientations during a month, with weekly meetings, and the visions of these were verified through semistructured questionnaires applied for data collection, which were later compiled. The results were satisfactory and confirm/refute similar research. 2019-07-10T19:36:10Z 2019-07-04 Dissertação CERVINO, Fábio Rivas Correia. Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções. 2019. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Funções (Matemática)
Modelos matemáticos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Aprendizagem significativa
Semiótica
Modelagem matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Funções (Matemática)
Modelos matemáticos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Aprendizagem significativa
Semiótica
Modelagem matemática
Cervino, Fábio Rivas Correia
Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
topic_facet Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Funções (Matemática)
Modelos matemáticos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Aprendizagem significativa
Semiótica
Modelagem matemática
description Esta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as- sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração deste trabalho foram revisitadas legislações educacionais como: LDB, BNCC e o PCN+ da disci- plina de matemática e, como metodologia, utilizamos princípios de modelagem matemática como chave para que os alunos construíssem e opinassem na elaboração de modelos que resolvessem matematicamente as situações cotidianas e das ciências. Além disso, associou-se ainda a pesquisa desenvolvida com o embasamento teórico da aprendizagem significativa na perspectiva de Moreira e das representações semióticas apresentada por Raymond Duval. As situações-problema foram elaboradas a priori pelo pesquisador, seguidas de orientações ao longo de um mês, com encon- tros semanais, e as visões destes eram verificadas através questionários semiestruturados aplicados para coleta de dados, os quais foram posteriormente compilados. Os resultados obtidos foram satisfatórios e confirmam/refutam pesquisas semelhantes.
author_additional Oliveira, Nilomar Vieira de
author_additionalStr Oliveira, Nilomar Vieira de
format Dissertação
author Cervino, Fábio Rivas Correia
author2 http://lattes.cnpq.br/7151056356012275
author2Str http://lattes.cnpq.br/7151056356012275
title Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
title_short Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
title_full Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
title_fullStr Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
title_full_unstemmed Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
title_sort utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251
_version_ 1831969773256179712
score 11.753735