Dissertação

Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume

Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de...

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Autor principal: Almeida, Tertuliano Melo de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7735950592808264
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277
Resumo:
Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB nº 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução nº 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico. Palavras-chave: Ensino. Leitura compreensiva. David Hume. STNH.