Dissertação

Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume

Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Tertuliano Melo de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7735950592808264
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7277
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-72772020-01-10T15:46:20Z Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume Almeida, Tertuliano Melo de Costa, Carlos Rubens de Souza http://lattes.cnpq.br/7735950592808264 http://lattes.cnpq.br/3584975879461666 Noronha, Nelson Nelson Matos de http://lattes.cnpq.br/6356531305834444 Celedón, Esteban Reyes http://lattes.cnpq.br/1951026484779852 Filosofia - Ensino Literatura filosófica Hume, David, 1711-1776 CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Ensino da filosofia Leitura compreensiva David Hume Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB nº 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução nº 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico. Palavras-chave: Ensino. Leitura compreensiva. David Hume. STNH. This dissertation has as its theme the reading of philosophical texts in the teaching of philosophy in the middle level of the Brazilian educational system and, in propositional terms, aims to offer a reading guide to the Summary of the Treaty of Human Nature, by David Hume. The target audience are students and teachers of philosophy of High School. The purpose of this study is to characterize the importance of reading philosophical texts for human formation. Two complementary problems command the work: one general and the other specific. The general problem is: How important is the use of philosophical text in the teaching of philosophy? What are your difficulties? How to guide high school students so they can read, understand and interpret important philosophical works? The specific problem is: How to make it possible to read, understand and interpret David Hume's Summary of the Human Nature Treatise by high school students? According to these two problems, the dissertation is divided into two parts: The first is a theoretical-critical study on the problems in the teaching of philosophy at the middle level, with bibliographical reviews of authors and documents that support education: LDB nº 9.394 (2009), Rondigigo (2009), Cerlietti (2009), Gallo and Kohan (2000), Porta (2007), Severino (2010), chitolina (2015), Silveira (2017). Emphasizing the issue of the use of the philosophical text in this teaching, its difficulties and the methodological resources that can be used to overcome the difficulties inherent in reading philosophical texts. The second section proposes a guide for teachers and high school students to help them read, understand and interpret David Hume's Summary of the Human Nature Treaty. The methodology will be the bibliographical research. And finally, in the conclusion, the contributions that this research can provide in terms of positive actions are reported, both for teachers and for students to minimize the difficulties inherent in the process of reading philosophical text. Keywords: Teaching. Comprehensive reading. David Hume. STNH. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2019-07-29T20:30:23Z 2019-05-29 Dissertação ALMEIDA, Tertuliano Melo de. Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o Sumário do tratado da natureza humana de David Hume. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Filosofia - Ensino
Literatura filosófica
Hume, David, 1711-1776
CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino da filosofia
Leitura compreensiva
David Hume
spellingShingle Filosofia - Ensino
Literatura filosófica
Hume, David, 1711-1776
CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino da filosofia
Leitura compreensiva
David Hume
Almeida, Tertuliano Melo de
Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
topic_facet Filosofia - Ensino
Literatura filosófica
Hume, David, 1711-1776
CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino da filosofia
Leitura compreensiva
David Hume
description Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB nº 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução nº 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico. Palavras-chave: Ensino. Leitura compreensiva. David Hume. STNH.
author_additional Costa, Carlos Rubens de Souza
author_additionalStr Costa, Carlos Rubens de Souza
format Dissertação
author Almeida, Tertuliano Melo de
author2 http://lattes.cnpq.br/7735950592808264
author2Str http://lattes.cnpq.br/7735950592808264
title Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
title_short Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
title_full Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
title_fullStr Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
title_full_unstemmed Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
title_sort guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de david hume
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277
_version_ 1781302459949383680
score 11.675088