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Tese
A precarização do trabalho docente: a figura do professor substituto na Universidade Federal do Amazonas
Este estudo analisa o trabalho do professor substituto e sua relação com a instituição Universidade Federal do Amazonas e com o professor de carreira, enquanto colegas temporários, com o objetivo de decidir se o trabalho do professor substituto pode ser considerado precário ou não. Depois de discuti...
Autor principal: | Osborne, Bruce Patrick |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8497738455267010 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73312019-08-27T05:03:53Z A precarização do trabalho docente: a figura do professor substituto na Universidade Federal do Amazonas Osborne, Bruce Patrick Sassaki, Yoshiko http://lattes.cnpq.br/8497738455267010 http://lattes.cnpq.br/3226326255963332 Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Ranciaro, Maria Magela Mafra de Andrade http://lattes.cnpq.br/7054552378861238 Brito, Luiz Carlos Cerquinho de http://lattes.cnpq.br/7868389442607257 Universidades e faculdades - Corpo docente - Amazonas (Estado) Relações humanas Ambiente de trabalho Universidade Federal do Amazonas CIÊNCIAS HUMANAS Professor substituto Professor efetivo Precariedade Trabalho docente no ensino superior Relações éticas Este estudo analisa o trabalho do professor substituto e sua relação com a instituição Universidade Federal do Amazonas e com o professor de carreira, enquanto colegas temporários, com o objetivo de decidir se o trabalho do professor substituto pode ser considerado precário ou não. Depois de discutir a literatura sobre a natureza precária de muitos dos trabalhos atuais e apresentar a farta legislação, federal e local, sobre a contratação de professores substitutos por universidades federais, conclui-se que a forma de professor substituto construída por sucessivos governos restringe as condições de trabalho do magistério superior, de tal forma que a função de professor substituto só possa ser vista como uma plêiade de características de precariedade. Essas características têm finalidade dupla: a primeira é restritiva internamente, vez que impõe múltiplas limitações ao desempenho da função e indica um nível de precariedade absoluta; a segunda é externa e tem o objetivo de blindar o campo de trabalho do professor substituto de tal forma que seja impossível usar a existência da vaga temporária para justificar a contratação de professor efetivo. Contribui para essa interpretação um questionário respondido por 88 dos 224 atuais professores substitutos, que confirma duas questões cruciais, embora aparentemente contraditórias: primeiro, o trabalho do professor substituto na Universidade Federal do Amazonas reúne, de fato, todas as condições de precariedade, e, segundo, a vasta maioria tem uma avaliação positiva de sua experiência como professor substituto. No entanto, apesar de constituir 20% do corpo docente da UFAM, inexiste na universidade qualquer tipo de processo que governe a rotina e as relações acadêmicas do professor substituto, uma lacuna que acaba afetando as demais relações do substituto. As relações acadêmicas existentes na universidade, tanto professor-aluno como professor de carreira-professor em estágio probatório têm como substrato essencial a ética. O caráter temporário e limitado do trabalho do professor substituto, ao que parece, não impõe os cuidados éticos que subjazem às demais relações acadêmicas existentes na universidade, resultando na sobrecarga qualitativa e quantitativa verificada na maioria das respostas ao questionário. This study analyses the work of substitute university professors and their position within the Federal University of Amazonas as an institution and their temporary relation to tenured professors, with a view to deciding whether the work of substitute professors may be deemed precarious or not. After discussing the literature on the precarious nature of much of today’s employment, and presenting the copious legislation, both national and local, governing the contracting of substitute professors by federal universities, it becomes clear that sucessive federal governments have shaped a mould for substitute professors which restricts their work conditions to the point that the function of substitute professor cannot but be seen as presenting a wide range of precarious characteristics. These characteristics serve a dual purpose: first, they are internally restrictive, imposing multiple limitations on the substitute’s activities, and indicating absolute precariousness; secondly they are external, insulating the substitute’s work area in such a way as to make it impossible for the existence of a temporary position to justify the hiring of another career professor. This interpretation is enriched by the questionnaire answered by 88 of the current 224 substitute professors, which confirms two crucial, though seemingly contradictory points: first, the substitute professor’s work cannot be seen as anything but precarious and secondly, the overwhelming majority have a positive evaluation of their experience as substitute professors. However, even though substitute professors make up 20% of UFAM faculty, the university does not possess any kind of process that governs the routine and the academic posititon of substitute professors, a lacuna which ends up affecting the substitute’s remaining relationships. Academic relations within the university, both professor-student and tenured professor-probationary professor are based essentially on ethics. The temporary and limited character of the substitute professor’s work, it seems, does not demand the ethical concerns that underlie the remaining academic relations within the university, resulting in the quality and quantity overloads apparent from the majority of the answers to the questionnaire. Que o processo de preenchimento seja modelado no preenchimento do IR: pode-se ir fazendo, deixando claros para posterior preenchimento. Atrasei desnecessariamente por estar esperando o CPF da minha orientadora Não. 2019-08-26T14:30:46Z 2019-05-14 Tese OSBORNE, Bruce Patrick. A precarização do trabalho docente: a figura do professor substituto na Universidade Federal do Amazonas. 2019. 115 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7331 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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