/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundament...
Autor principal: | Rocha, João Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7346 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73462019-09-04T05:03:45Z Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico Congruence and triangle similarity study: a proposal for basic education Rocha, João Silva Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores. The purpose of this paper is to study the congruence and similarity of triangles as a basic education proposal, whose objective is to specify these cases establishing relationships for the study and egress to the professional master, facilitating the teaching-learning process at the fundamental and middle levels, Because it is an important math content, it is taught through mechanical memorization. With the help of the application GeoGebra, ruler and compass, there will be a playful construction through these learning tools, being support for the study teachers and students. It is also intended to demystify this content that is not normally treated with subtlety and is transmitted over the years through mechanical memorization and also aims to improve further studies and research. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-09-03T17:54:19Z 2019-08-23 Dissertação ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática Rocha, João Silva Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática |
description |
Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma
proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para
o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem
nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo
é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua
e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse
conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através
de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores. |
author_additional |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
author_additionalStr |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
format |
Dissertação |
author |
Rocha, João Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
title |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_short |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_full |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_fullStr |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_sort |
estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 |
_version_ |
1831969793113063424 |
score |
11.753735 |