Dissertação

Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico

Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundament...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, João Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7346
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73462019-09-04T05:03:45Z Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico Congruence and triangle similarity study: a proposal for basic education Rocha, João Silva Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores. The purpose of this paper is to study the congruence and similarity of triangles as a basic education proposal, whose objective is to specify these cases establishing relationships for the study and egress to the professional master, facilitating the teaching-learning process at the fundamental and middle levels, Because it is an important math content, it is taught through mechanical memorization. With the help of the application GeoGebra, ruler and compass, there will be a playful construction through these learning tools, being support for the study teachers and students. It is also intended to demystify this content that is not normally treated with subtlety and is transmitted over the years through mechanical memorization and also aims to improve further studies and research. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-09-03T17:54:19Z 2019-08-23 Dissertação ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
Rocha, João Silva
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
description Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.
author_additional Oliveira, Nilomar Vieira de
author_additionalStr Oliveira, Nilomar Vieira de
format Dissertação
author Rocha, João Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
author2Str http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
title Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_short Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_full Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_fullStr Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_full_unstemmed Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_sort estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
_version_ 1831969793113063424
score 11.753735