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Dissertação
Ensino de Português em escola pública brasileira em região de fronteira: realidades e desafios
Esta Dissertação versa sobre o ‘Ensino de Português em Escola Pública Brasileira em Região de Fronteira: realidades e desafios’. Tem como objetivos investigar as formas de pluralidade características da região do Alto Solimões nas políticas públicas com relação ao ensino da Língua Portuguesa. Para i...
Autor principal: | Cabral, Rocilange Salles |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9402129709938760 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7404 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-74042019-10-03T05:03:38Z Ensino de Português em escola pública brasileira em região de fronteira: realidades e desafios The teaching of Portuguese in a Brazilian public school in a border region: realities and challenges Cabral, Rocilange Salles Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/9402129709938760 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Corrêa, Edith Santos http://lattes.cnpq.br/2831527202202996 Multilinguismo - Tabatinga (AM) Língua portuguesa - Tríplice Fronteira Amazônica Língua materna - Estudo e ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA Políticas Públicas Plurilinguismo Língua Portuguesa Português para Falantes de Outras Línguas Esta Dissertação versa sobre o ‘Ensino de Português em Escola Pública Brasileira em Região de Fronteira: realidades e desafios’. Tem como objetivos investigar as formas de pluralidade características da região do Alto Solimões nas políticas públicas com relação ao ensino da Língua Portuguesa. Para isso, os objetivos específicos são: analisar os documentos oficiais voltados para o ensino da Língua Portuguesa no Amazonas e, de forma especial, no município de Tabatinga, localizado na Tríplice Fronteira Amazônica (Brasil-Colômbia-Peru); examinar o Currículo de Formação dos Professores de Letras: Língua Portuguesa, em busca de elementos da pluralidade regional. A fundamentação teórica é feita em documentos oficiais do ensino brasileiro e em obras relacionadas aos seguintes temas: Políticas Linguísticas – Hamel (1993) e Calvet (2007); Glotopolítica – Arnoux (2000), Lagares (2018); Relação dos Falantes com as Línguas em situação de Monolinguismo – Monteagudo (2012); de Bilinguismo – Marcelino (2009); de Plurilinguismo e Multilinguismo – Bassani (2015), Lagares (2018); de Translinguismo – Cavalcanti (2013) e Ferrari (2016) entre outros. A referida pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa com enfoque descritivo e analítico, porque trata de dados subjetivos da língua, descreve e analisa os documentos (corpus da análise), com os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica: impressa e telematizada. A coleta de registros e a análise de dados foram embasados em documentos oficiais das três esferas: federal, estadual e municipal. Percebeu-se, num primeiro olhar, que todos os documentos analisados apontam para a necessidade de implementação de políticas linguísticas que sejam harmônicas com o contexto analisado. Como resultados, encontrou-se que as instituições e os documentos se complementam, enfatizando: a valoração da pluralidade ampla e das variedades linguísticas da própria língua; o respeito ao contexto. Além disso, defendem o ensino de Português como Língua Materna. São necessárias, portanto, implementações e investimentos em pesquisa para a formação cidadã, de modo que ela seja plural, inclusiva e acessível, e que o ensino de Português para Falantes de Outras Línguas seja considerado. This thesis deals with the teaching of Portuguese in a Brazilian public school in border region: realities and challenges. It aims to investigate the forms of plurality characteristic of the Alto Solimões region in public policies regarding the teaching of the Portuguese language. For this, the specific objectives are: to analyze the official documents focused on the teaching of Portuguese Language in the State of Amazonas and, especially, in Tabatinga, located in the Triple Amazonian Border (Brazil-Colombia-Peru); to examine the Curriculum of the Portuguese Language Teachers Formation Courses, looking for elements of the regional plurality. The theoretical foundation is made in official documents of Brazilian education and in publications related to the following themes: Language Policies – Hamel (1993) and Calvet (2007); Glotopolitics – Arnoux (2000), Lagares (2018); Speakers' Relationship with Monolingual Languages – Monteagudo (2012); with Bilingualism – Marcellin (2009); with Multilingualism – Bassani (2015), Lagares (2018); with Translinguism - Cavalcanti (2013) and Ferrari (2016) among others. This research was based on a qualitative approach with a descriptive and analytical focus, because it deals with subjective language data, describes and analyzes the documents (corpus of analysis), with the technical procedures of bibliographic research: printed and telematized. Records collection and data analysis were based on official documents from the three spheres: federal, state and municipal. At first glance, it was noticed that all the analyzed documents point to the need to implement language policies that are in harmony with the analyzed context. As a result, it was found that the institutions and documents complement each other, emphasizing: the valuation of the broad plurality and linguistic varieties of the language itself; the respect for the context. In addition, they defend the teaching of Portuguese as a mother tongue. Therefore, it is necessary to implement and invest in research for citizen education, so that it is plural, inclusive and accessible, and that the teaching of Portuguese for Speakers of Other Languages is considered. A Tabela de áreas do conhecimento do CNPq não estava disponível na parte que solicita de nós o código. Sugiro que acrescentem. E, apesar de não ter sido um problema pra mim, sugiro uma revisão nas insturções. Na tela de upload consta: "Clque aqui para obter mais informações." (Falta um 'i' em clique). 2019-10-02T19:16:08Z 2019-08-27 Dissertação CABRAL, Rocilange Salles. Ensino de Português em escola pública brasileira em região de fronteira: realidades e desafios. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7404 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Esta Dissertação versa sobre o ‘Ensino de Português em Escola Pública Brasileira em Região de Fronteira: realidades e desafios’. Tem como objetivos investigar as formas de pluralidade características da região do Alto Solimões nas políticas públicas com relação ao ensino da Língua Portuguesa. Para isso, os objetivos específicos são: analisar os documentos oficiais voltados para o ensino da Língua Portuguesa no Amazonas e, de forma especial, no município de Tabatinga, localizado na Tríplice Fronteira Amazônica (Brasil-Colômbia-Peru); examinar o Currículo de Formação dos Professores de Letras: Língua Portuguesa, em busca de elementos da pluralidade regional. A fundamentação teórica é feita em documentos oficiais do ensino brasileiro e em obras relacionadas aos seguintes temas: Políticas Linguísticas – Hamel (1993) e Calvet (2007); Glotopolítica – Arnoux (2000), Lagares (2018); Relação dos Falantes com as Línguas em situação de Monolinguismo – Monteagudo (2012); de Bilinguismo – Marcelino (2009); de Plurilinguismo e Multilinguismo – Bassani (2015), Lagares (2018); de Translinguismo – Cavalcanti (2013) e Ferrari (2016) entre outros. A referida pesquisa foi pautada numa abordagem qualitativa com enfoque descritivo e analítico, porque trata de dados subjetivos da língua, descreve e analisa os documentos (corpus da análise), com os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica: impressa e telematizada. A coleta de registros e a análise de dados foram embasados em documentos oficiais das três esferas: federal, estadual e municipal. Percebeu-se, num primeiro olhar, que todos os documentos analisados apontam para a necessidade de implementação de políticas linguísticas que sejam harmônicas com o contexto analisado. Como resultados, encontrou-se que as instituições e os documentos se complementam, enfatizando: a valoração da pluralidade ampla e das variedades linguísticas da própria língua; o respeito ao contexto. Além disso, defendem o ensino de Português como Língua Materna. São necessárias, portanto, implementações e investimentos em pesquisa para a formação cidadã, de modo que ela seja plural, inclusiva e acessível, e que o ensino de Português para Falantes de Outras Línguas seja considerado. |
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