Dissertação

Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau

As dificuldades encontradas na resolução de problemas de matemática, sobretudo, no campo da Álgebra pode fazer com que os estudantes considerem a Matemática e as ciências relacionadas, uma tarefa difícil de ser compreendida. Compreender o campo da Matemática e as ciências relacionados, é importante...

ver descrição completa

Autor principal: Lopes, Arcanjo Miguel Mota Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8682106333611426
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7473
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7473
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-74732021-01-19T17:48:25Z Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau Lopes, Arcanjo Miguel Mota Lopes Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/8682106333611426 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Castro, Thais Helena Chaves de http://lattes.cnpq.br/9337143918677200 Frota, Vitor Bremgartner da http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 Maia, Orlewilson Bentes http://lattes.cnpq.br/3338550004854341 Sistemas tutoriais inteligentes Álgebra Análise matemática Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Sistema Tutor Inteligente Ensino de Álgebra Educação Matemática As dificuldades encontradas na resolução de problemas de matemática, sobretudo, no campo da Álgebra pode fazer com que os estudantes considerem a Matemática e as ciências relacionadas, uma tarefa difícil de ser compreendida. Compreender o campo da Matemática e as ciências relacionados, é importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Neste contexto, nesta dissertação foi desenvolvido um Sistema de Tutoria denominado LEIA, cujo objetivo é promover o aprendizado, identificando as dificuldades nos estudantes e auxiliando na construção do pensamento matemático. Sendo assim, foi projetado um Sistema de Tutoria composto pela Interface, Modelo do Aluno, Estratégias de Tutoria e Modelo de Domínio. Além disso, um Assistente Virtual Pedagógico foi incluído para auxiliar e motivar os estudantes no processo de aprendizagem. As estratégias de tutoria que compõem o LEIA foram definidas a partir de modelos encontrados na literatura. Para aproximar as interações do sistema tutor com as ações dos professores foi utilizado o Conceito de Zona Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky. A metodologia utilizada neste projeto foi composta por estudos de caso, aplicados em uma sala de aula. Com os resultados, ficou evidente a aceitação da proposta pelos estudantes e professores, assim como a percepção do ganho de aprendizagem a partir da utilização do sistema de tutoria. The difficulties encountered in solving mathematical problems, especially in the field of algebra, can make students consider mathematics and related sciences a difficult task to understand. Understanding the field of mathematics and related sciences are important for the development of cognitive skills. In this context, this dissertation was developed a Tutoring System called LEIA, which aims to promote learning, identifying difficulties in students and assisting in the construction of mathematical thinking. Thus, a Mentoring System was designed consisting of Interface, Student Model, Mentoring Strategies and Domain Model. In addition, a Pedagogical Virtual Assistant has been included to assist and motivate students in the learning process. The tutoring strategies that make up the LEIA were defined from models found in the literature. To approximate the interactions of the tutor system with the teachers' actions, the Lev Vygotsky Proximal Development Zone Concept was used. The methodology used in this project was composed of case studies, applied in a classroom. With the results, it was evident the acceptance of the proposal by the students and teachers, as well as the perception of learning gain from the use of the tutoring system. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Período de Embargo: 05/11/2019 - 19/01/2021 2019-11-05T20:34:14Z 2019-09-24 Dissertação LOPES, Arcanjo Miguel Mota. Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7473 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Sistemas tutoriais inteligentes
Álgebra
Análise matemática
Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Sistema Tutor Inteligente
Ensino de Álgebra
Educação Matemática
spellingShingle Sistemas tutoriais inteligentes
Álgebra
Análise matemática
Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Sistema Tutor Inteligente
Ensino de Álgebra
Educação Matemática
Lopes, Arcanjo Miguel Mota Lopes
Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
topic_facet Sistemas tutoriais inteligentes
Álgebra
Análise matemática
Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Sistema Tutor Inteligente
Ensino de Álgebra
Educação Matemática
description As dificuldades encontradas na resolução de problemas de matemática, sobretudo, no campo da Álgebra pode fazer com que os estudantes considerem a Matemática e as ciências relacionadas, uma tarefa difícil de ser compreendida. Compreender o campo da Matemática e as ciências relacionados, é importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Neste contexto, nesta dissertação foi desenvolvido um Sistema de Tutoria denominado LEIA, cujo objetivo é promover o aprendizado, identificando as dificuldades nos estudantes e auxiliando na construção do pensamento matemático. Sendo assim, foi projetado um Sistema de Tutoria composto pela Interface, Modelo do Aluno, Estratégias de Tutoria e Modelo de Domínio. Além disso, um Assistente Virtual Pedagógico foi incluído para auxiliar e motivar os estudantes no processo de aprendizagem. As estratégias de tutoria que compõem o LEIA foram definidas a partir de modelos encontrados na literatura. Para aproximar as interações do sistema tutor com as ações dos professores foi utilizado o Conceito de Zona Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky. A metodologia utilizada neste projeto foi composta por estudos de caso, aplicados em uma sala de aula. Com os resultados, ficou evidente a aceitação da proposta pelos estudantes e professores, assim como a percepção do ganho de aprendizagem a partir da utilização do sistema de tutoria.
author_additional Magalhães Netto, José Francisco de
author_additionalStr Magalhães Netto, José Francisco de
format Dissertação
author Lopes, Arcanjo Miguel Mota Lopes
author2 http://lattes.cnpq.br/8682106333611426
author2Str http://lattes.cnpq.br/8682106333611426
title Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
title_short Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
title_full Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
title_fullStr Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
title_full_unstemmed Um Sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de Equação Polinomial de 1º Grau
title_sort um sistema de tutoria para apoiar o desenvolvimento do conhecimento matemático algébrico na resolução de equação polinomial de 1º grau
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7473
_version_ 1781302492670197760
score 11.680425