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Dissertação
A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e apre...
Autor principal: | Trindade, Thaís Lima |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8446043708647058 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619 |
Resumo: |
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O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e aprendizagem, capaz de tornar este espaço informacional cumpridor de seu papel social. A pesquisa está dimensionada nas bibliotecas escolares que atendem aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino básico, das redes públicas e privadas de educação no Brasil. Tem como base a teoria sistêmica com foco nos ecossistemas comunicacionais, direcionados ao ambiente da escola e da biblioteca escolar. Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de busca, análise e descrição de referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema, tais como livros, artigos científicos, legislações e documentos em meios eletrônicos, entre outros. Apresenta um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, além de ações e legislações nacionais voltadas a sua existência e funcionamento nas escolas e na comunidade. O estudo mostrou casos em que, aplicados os conceitos sistêmicos ao ambiente da biblioteca escolar, esta se torna capaz de contribuir efetivamente com seu papel social, como espaço direcionado a desenvolvimento e apoio às atividades de ensino, bem como centro ativo de informação e comunicação na comunidade. |