Dissertação

A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica

O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e apre...

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Autor principal: Trindade, Thaís Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8446043708647058
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-76192020-01-21T05:03:54Z A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica The school library as a transforming agent of society: an ecosystem perspective Trindade, Thaís Lima Terra, Guilhermina de Melo http://lattes.cnpq.br/8446043708647058 http://lattes.cnpq.br/3223150635170651 Machado, Andrezza Belota Lopes http://lattes.cnpq.br/1078436779666761 Vieira, Ivânia Maria Carneiro http://lattes.cnpq.br/1719336988574799 Bibliotecas escolares Bibliotecas - Redes de informação Teoria dos sistemas Bibliotecas e educação Bibliotecas e escolas CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Biblioteca escolar - atuação Pensamento sistêmico - Educação Ambientes transformadores Teoria Geral dos Sistemas O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e aprendizagem, capaz de tornar este espaço informacional cumpridor de seu papel social. A pesquisa está dimensionada nas bibliotecas escolares que atendem aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino básico, das redes públicas e privadas de educação no Brasil. Tem como base a teoria sistêmica com foco nos ecossistemas comunicacionais, direcionados ao ambiente da escola e da biblioteca escolar. Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de busca, análise e descrição de referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema, tais como livros, artigos científicos, legislações e documentos em meios eletrônicos, entre outros. Apresenta um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, além de ações e legislações nacionais voltadas a sua existência e funcionamento nas escolas e na comunidade. O estudo mostrou casos em que, aplicados os conceitos sistêmicos ao ambiente da biblioteca escolar, esta se torna capaz de contribuir efetivamente com seu papel social, como espaço direcionado a desenvolvimento e apoio às atividades de ensino, bem como centro ativo de informação e comunicação na comunidade. The study discusses about the school libraries their performance inside and outside the school, with the community. It aims to demonstrate how the applicability of communicational ecosystems in the context of the school library can contribute to the construction of a communication, information and learning center, capable of making this informational space fulfilling its social role. The research is dimensioned in the one of the school libraries that attend the students from the 1st to the 9th grade of the basic education, of the public and private education networks in Brazil. The research is based on systemic theory focusing on communicational ecosystems, directed to the school environment and the school library. Documentary and bibliographical research, of qualitative character, developed through search, analysis and description of theoretical references and other sources related to the theme, such as books, scientific articles, legislation and documents in electronic media, among others. It presents a history of school libraries in Brazil, as well as national laws and actions aimed at their existence and functioning in schools and in the community. The study showed cases where the systemic concepts applied to the school library environment can effectively contribute to its social role, as a space directed to the development and support of teaching activities, as well as an active center for information and communication in the community. 2020-01-20T13:25:12Z 2019-12-20 Dissertação TRINDADE, Thaís Lima. A Biblioteca Escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
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