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Dissertação
A representa??o social dos acad?micos de pedagogia do IEAA-UFAM acerca da quest?o ind?gena
Historicamente a quest?o ind?gena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da f? crist? e educa??o, contribu?ram para o genoc?dio, subalterniza??o, exclus?o e discrimina??o da cultura ind?gena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade implementadas, construi...
Autor principal: | Ramos, Kellyane Lisboa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6810467481317682, https://orcid.org/0000-0003-0125-7329 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7730 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-77302021-05-28T05:03:41Z A representa??o social dos acad?micos de pedagogia do IEAA-UFAM acerca da quest?o ind?gena Ramos, Kellyane Lisboa Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/6810467481317682 http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Fran?a, Ros?ngela de F?tima Cavalcante http://lattes.cnpq.br/1329287561873949 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 https://orcid.org/0000-0003-0125-7329 Teoria da representa??o social Pedagogia - Estudo e Ensino Educa??o ind?gena Forma??o profissional - Docentes Forma??o docente - Curr?culo CI?NCIAS HUMANAS Teoria da representa??o social Forma??o docente Curr?culo Quest?o Ind?gena Pedagogia Historicamente a quest?o ind?gena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da f? crist? e educa??o, contribu?ram para o genoc?dio, subalterniza??o, exclus?o e discrimina??o da cultura ind?gena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade implementadas, construiu-se representa??es negativas e estereotipadas sobre os povos primeiros, que permeia at? os dias atuais. Assim, a partir desse pressuposto, a referente pesquisa realizada no per?odo de 2018-2019 teve por base a seguinte quest?o problematizadora: O curso de forma??o de professores (Pedagogia) possibilita aos acad?micos a aquisi??o de conhecimentos acad?micos e cient?ficos suficientes sobre a quest?o ind?gena, que possam prepar?-los para o exerc?cio da profiss?o docente? Para responder esta inquieta??o construiu-se o seguinte objetivo geral: Analisar a contribui??o acad?mica-cient?fica do Curso de Pedagogia do IEAA-UFAM quanto ? quest?o ind?gena e ao preparo dos futuros docentes para o exerc?cio da profiss?o docente. Como aporte te?rico-metodol?gico, utilizou-se a teoria da representa??o social, com abordagem cr?tica dial?tica, realizando-se pesquisas bibliogr?fica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada e a aplica??o do teste de evoca??o que faz parte da t?cnica de associa??o livre de palavras (TALP). Participaram da pesquisa de campo 14 acad?micos de Pedagogia do IEAA-UFAM, campus Humait?-AM, que tinham conclu?do pelo menos 80% do curso. Com rela??o ? averigua??o da quest?o ind?gena no curso de Pedagogia, a an?lise do PPC do curso revelou que o atual projeto curricular n?o tem se demonstrado favor?vel tanto ? quest?o ind?gena como ? diversidade cultural. No que concerne ? aplica??o da entrevista e teste de evoca??o, a representa??o dos acad?micos est? pautada em tr?s dimens?es sobre o ind?gena: caracteriza??o ou estere?tipo ind?gena, cultura e escola. Pode-se afirmar que o n?cleo central da representa??o dos participantes est? atrelado ainda a uma vis?o estigmatizada e estereotipada do ind?gena, por?m, em virtude do ensino e do contato com disciplinas de cultura ind?gena na universidade, isso v?m se modificando aos poucos. Entende-se, portanto, que, para contribuir com a constru??o de uma representa??o positiva sobre as popula??es ind?genas, ? necess?rio que o PPC do curso de Pedagogia passe por uma reformula??o, implementando disciplinas sobre diversidade cultural como componentes obrigat?rios ? forma??o docente, o que implica em um curr?culo cr?tico, p?s-cr?tico e intercultural, que propicie a forma??o emancipada dos professores em rela??o ?s diversas culturas. Historically, the indigenous question has been linked to colonial projects that, using Christian faith and education, contributed to genocide, subordination, exclusion and discrimination of indigenous culture in all its aspects. Faced with the implemented colonialism and coloniality, negative and stereotyped representations were built about the first peoples, whichpermeates to the present day. Thus, based on this assumption, the related research carried out in the 2018- 2019 period was based on the following problematic question: The teacher training course (Pedagogy) allows academics to acquire sufficient academic and scientific knowledge on the indigenous issue, that can prepare them for the exercise of the teaching profession? To answer this concern, the following general objective was constructed: To analyze the academicscientific contribution of the Pedagogy Course at IEAA-UFAM regarding the indigenous issue and the preparation of future teachers for the exercise of the teaching profession. As a theoretical-methodological contribution, the theory of social representation was used, with a critical dialectical approach, conducting bibliographic, documentary and field research. The data collection instruments used were: the semi-structured interview and the application of the evocation test, which is part of the technique of free word association (TALP). 14 Pedagogy students from IEAA-UFAM, Humait?-AM campus, participated in the field research, who had completed at least 80% of the course. Regarding the investigation of the indigenous issue in the Pedagogy course, the analysis of the course's PPC revealed that the current curricular project has not shown itself to be favorable to both the indigenous issue and cultural diversity. Regarding the application of the interview and evocation test, the representation of the students is based on three dimensions about the indigenous: indigenous characterization or stereotype, culture and school. It can be said that the central nucleus of the participants' representation is still linked to a stigmatized and stereotyped view of the indigenous people, however, due to the teaching and contact with indigenous culture subjects at the university, this has been changing little by little. Therefore, it is understood that, in order to contribute to the construction of a positive representation about indigenous populations, it is necessary that the PPC of the Pedagogy course undergoes a reformulation, implementing disciplines on cultural diversity as mandatory components for teacher training, which it implies a critical, post-critical and intercultural curriculum, which enables the emancipated training of teachers in relation to different cultures. A partir de 07/04/2020 2020-03-17T02:43:55Z 2020-01-27 Disserta??o RAMOS, Kellyane Lisboa. A representa??o social dos acad?micos de pedagogia do IEAA-UFAM acerca da quest?o ind?gena. 2019. 255 f. Disserta??o (Mestrado em Ensino de Ci?ncias e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humait?-AM, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7730 por Acesso Embargado application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educa??o, Agricultura e Ambiente - Humait? Brasil UFAM Programa de P?s-gradua??o em Ensino de Ci?ncias e Humanidades |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Historicamente a quest?o ind?gena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da f?
crist? e educa??o, contribu?ram para o genoc?dio, subalterniza??o, exclus?o e discrimina??o da
cultura ind?gena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade
implementadas, construiu-se representa??es negativas e estereotipadas sobre os povos
primeiros, que permeia at? os dias atuais. Assim, a partir desse pressuposto, a referente pesquisa
realizada no per?odo de 2018-2019 teve por base a seguinte quest?o problematizadora: O curso
de forma??o de professores (Pedagogia) possibilita aos acad?micos a aquisi??o de
conhecimentos acad?micos e cient?ficos suficientes sobre a quest?o ind?gena, que possam
prepar?-los para o exerc?cio da profiss?o docente? Para responder esta inquieta??o construiu-se
o seguinte objetivo geral: Analisar a contribui??o acad?mica-cient?fica do Curso de Pedagogia
do IEAA-UFAM quanto ? quest?o ind?gena e ao preparo dos futuros docentes para o exerc?cio
da profiss?o docente. Como aporte te?rico-metodol?gico, utilizou-se a teoria da representa??o
social, com abordagem cr?tica dial?tica, realizando-se pesquisas bibliogr?fica, documental e de
campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada e a
aplica??o do teste de evoca??o que faz parte da t?cnica de associa??o livre de palavras (TALP).
Participaram da pesquisa de campo 14 acad?micos de Pedagogia do IEAA-UFAM, campus
Humait?-AM, que tinham conclu?do pelo menos 80% do curso. Com rela??o ? averigua??o da
quest?o ind?gena no curso de Pedagogia, a an?lise do PPC do curso revelou que o atual projeto
curricular n?o tem se demonstrado favor?vel tanto ? quest?o ind?gena como ? diversidade
cultural. No que concerne ? aplica??o da entrevista e teste de evoca??o, a representa??o dos
acad?micos est? pautada em tr?s dimens?es sobre o ind?gena: caracteriza??o ou estere?tipo
ind?gena, cultura e escola. Pode-se afirmar que o n?cleo central da representa??o dos
participantes est? atrelado ainda a uma vis?o estigmatizada e estereotipada do ind?gena, por?m,
em virtude do ensino e do contato com disciplinas de cultura ind?gena na universidade, isso
v?m se modificando aos poucos. Entende-se, portanto, que, para contribuir com a constru??o
de uma representa??o positiva sobre as popula??es ind?genas, ? necess?rio que o PPC do curso
de Pedagogia passe por uma reformula??o, implementando disciplinas sobre diversidade
cultural como componentes obrigat?rios ? forma??o docente, o que implica em um curr?culo
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