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Tese
A Representação Social da docência pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: um diálogo com Bourdieu em um estudo do percurso no processo de formação
O presente trabalho, à luz da Teoria das Representações Sociais e dos conceito de Campo e de Habitus, de Pierre Bourdieu, analisar a representação social da docência dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, na qual afigura-se, no ingresso do aluno, uma aversão à...
Autor principal: | Souza, Paulo Ricardo Freire de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7051119285918283 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4698 |
Resumo: |
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O presente trabalho, à luz da Teoria das Representações Sociais e dos conceito de Campo e
de Habitus, de Pierre Bourdieu, analisar a representação social da docência dos alunos do
curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, na qual afigura-se, no ingresso
do aluno, uma aversão à pedagogia enquanto docência e uma supervalorização do
pedagogo especialista. Uma das teses defendidas aqui é que essa aversão deve-se à
representação da desvalorização social do trabalho docente, no que diz respeito à
desvalorização profissional, excesso de trabalho e baixa remuneração. Observou-se, no
entanto, que ao final do curso são acrescentados à essa representação termos como amor,
vocação, dom e compromisso, configurando uma visão mais romantizada da profissão
docente. Busca-se compreender com essas mudanças ocorreram ao longo do processo de
formação, identificando as suas variáveis e os elementos no processo de formação que
estimulem a consciência e a superação. Para tal estudo, pesquisou-se acerca de como o
curso de pedagogia da UFAM produz essa representação social, formando professores que
não querem ser professores, a partir da análise do seu Projeto Político Pedagógico e
Curricular. Com efeito, procurou-se definir alguns pressupostos para que o curso produza
uma transformação na representação social, na qual o trabalho docente seja concebido nas
dimensões das competências política, humana e técnica. Divide-se em quatro capítulos. No
primeiro capítulo, buscou-se delinear o referencial teórico da pesquisa, a partir da
discussão de três eixos: o primeiro trata da relação entre o trabalho docente, da divisão do
trabalho e a pedagogia, com o intuito de fundamentar a representação social da docência a
partir destas três categorias. O segundo eixo busca trazer a discussão acerca da Teoria das
Representações Sociais a partir de Moscovici, trazendo a Teoria do Núcleo Central, de
Abric, buscando discutir seus principais conceitos e relacionando-os com o
desenvolvimento desta pesquisa. No terceiro eixo, retomou-se os conceitos de campo e de
“habitus”, de Pierre Bourdieu, relacionando-os com a teoria das Representações Sociais, na
tentativa de alicerçar o corpo teórico da pesquisa, na análise dos dados coletados. No
capítulo 2, descreve-se os procedimentos metodológicos desenvolvidos ao longo da
pesquisa entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014. A coleta dos dados foi
feito através da técnica de Evocação de Palavras, cuja análise foi feita utilizando o
software Evoc-2000, e também através do Grupo Focal. No Capítulo 3 buscou-se
fundamentar a questão da escolha profissional como um suporte para a compreensão desta
representação inicial e de identificar pressupostos que justificassem a manutenção desta
representação na que é apresentada pelos alunos ao final do curso. Por fim, no Capítulo 4,
procurou-se a partir da análise do projeto político pedagógico e curricular do curso de
pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas descrevendo
o processo de transformação das representações sociais no percurso da formação,
identificando as intervenções ocorrentes e ausentes no processo curricular, momento em
que se chega à tese propriamente dita. |