/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educ...
Autor principal: | Ferreira, Alex dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7785 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-77852020-05-12T05:03:44Z A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume Mathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volume Ferreira, Alex dos Santos Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula. This dissertation aimed to approach mathematical modeling as a facilitating tool within the teaching-learning process, seeking to associate the mathematics taught in the classroom with the student’s daily life, having as priority the student’s knowledge acquisition. From this pers- pective, we sought to answer the importance and contribution of the use of mathematical mode- ling in the study of flat and spatial geometry in the second year of high school? Thus, seeking to produce an interaction between teacher and student, it was left to the students to choose the theme in which would be studied the mathematical contents from modeling. Thus, we sought to understand the application of this strategy as a facilitating means, favoring the teaching of geometry and contributing to a meaningful learning of thirty-one students in the second grade of high school. In this sense, a bibliographic research was carried out, which sought to understand the process of using modeling, the different conceptions, the obstacles and its importance for the teaching-learning of mathematics. Continuing, an activity was performed with modeling in a state school in the city of Beruri-Am, where we studied the mathematical contents from the theme Water Supply. In short, it was concluded that modeling, when worked correctly, proves to be a very important tool in teaching and learning mathematics, arousing in students the interest and curiosity for new knowledge inside and outside the classroom. 2020-05-11T14:26:30Z 2020-03-06 Dissertação FERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria |
spellingShingle |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria Ferreira, Alex dos Santos A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
topic_facet |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria |
description |
Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili-
tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada
dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe-
cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância
e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no
segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e
aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os
conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação
dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para
uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse
sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti-
lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para
o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com
a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos
matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela-
gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância
no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade
por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula. |
author_additional |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
author_additionalStr |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
format |
Dissertação |
author |
Ferreira, Alex dos Santos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
title |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_short |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_full |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_fullStr |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_sort |
modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2020 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
_version_ |
1831969871278112768 |
score |
11.753735 |