Dissertação

O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II

Esta dissertação procura compreender como são as políticas públicas para a educação escolar indígena no que tange o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua no contexto da realidade do povo indígena Ticuna, aldeia Umariaçu II, Terra Indígena Umariaçu, região chamada de Alto Solimões, municípi...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Suely da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4601965534937707
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7924
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7924
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79242020-09-11T05:03:53Z O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II The teaching of the Portuguese language as L2 at the Almirante Tamandaré Indigenous State School: Public policies from a ticuna perspective in the Umariaçu II Community) Rocha, Suely da Silva Silva, Raynice Geraldine Pereira da http://lattes.cnpq.br/4601965534937707 http://lattes.cnpq.br/6871299150014070 Texeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Simas, Hellen Cristina Picanço http://lattes.cnpq.br/0232506734130510 Linguística aplicada Indígenas - Educação Política linguística Índios Ticuna Língua ticuna LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Linguística Aplicada Políticas públicas de educação escolar indígena Política linguística Esta dissertação procura compreender como são as políticas públicas para a educação escolar indígena no que tange o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua no contexto da realidade do povo indígena Ticuna, aldeia Umariaçu II, Terra Indígena Umariaçu, região chamada de Alto Solimões, município de Tabatinga, particularizando-se na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, a partir da perspectiva dos Ticuna, por meio da visão de professores de Língua Portuguesa e de Língua Ticuna que trabalham com o Ensino Médio. Nessa linha, investigar qual o papel e função da escola para os Ticuna e nela, qual o lugar das línguas nessa escola, produzindo avaliação sobre a convivência delas no cotidiano escolar nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se construir esse olhar no confronto entre a política pública no contexto estadual por meio da proposta de uma matriz curricular implantada na referida escola estadual, institucionalizando a língua majoritária do país como segunda língua e a política linguística estabelecida pelos Ticuna para suas escolas. De cunho etnográfico, a pesquisa se constitui na abordagem qualitativa, fundamentando-se nos pensamentos de Hymes (1971), Boaz (1911), D’Angelis (2013), Maher (2007) e Lopez (2013) entre outros autores que tratam do ensino de segunda língua em contexto indígena. This dissertation seeks to understand how are the public policies for indigenous school education regarding the teaching of Portuguese as a second language in the context of the reality of the indigenous people Ticuna, Umariaçu II village, Umariaçu Indigenous Land, region called Alto Solimões, municipality of. Tabatinga, specializing in the Almirante Tamandaré Indigenous State School, from the perspective of the Ticuna, through the vision of teachers of Portuguese and Ticuna who work with high school. In this line, to investigate what is the role and function of the school for the Ticuna and in her, what is the place of the languages in this school, producing evaluation about their coexistence in the daily school in the teaching and learning processes. It is intended to build this look in the confrontation between public policy in the state context through the proposal of a curricular matrix implemented in the state school, institutionalizing the majority language of the country as a second language and the language policy established by the Ticuna for their schools. From an ethnographic perspective, the research is a qualitative approach, based on the thoughts of Hymes (1971), Boaz (1911), D'Angelis (2013), Maher (2007) and Lopez (2013) among other authors dealing with second language teaching in an indigenous context. Keywords: Applied Linguistics. Public policies of indigenous school education. Language policy. Tive algumas dificuldades no acesso, mas fui bem atendida e instruída pelo chat. Pesquisa realizada na área da educação escolar indígena. 2020-09-10T15:21:35Z 2019-12-04 Dissertação ROCHA, Suely da Silva. O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7924 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Linguística aplicada
Indígenas - Educação
Política linguística
Índios Ticuna
Língua ticuna
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Linguística Aplicada
Políticas públicas de educação escolar indígena
Política linguística
spellingShingle Linguística aplicada
Indígenas - Educação
Política linguística
Índios Ticuna
Língua ticuna
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Linguística Aplicada
Políticas públicas de educação escolar indígena
Política linguística
Rocha, Suely da Silva
O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
topic_facet Linguística aplicada
Indígenas - Educação
Política linguística
Índios Ticuna
Língua ticuna
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Linguística Aplicada
Políticas públicas de educação escolar indígena
Política linguística
description Esta dissertação procura compreender como são as políticas públicas para a educação escolar indígena no que tange o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua no contexto da realidade do povo indígena Ticuna, aldeia Umariaçu II, Terra Indígena Umariaçu, região chamada de Alto Solimões, município de Tabatinga, particularizando-se na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, a partir da perspectiva dos Ticuna, por meio da visão de professores de Língua Portuguesa e de Língua Ticuna que trabalham com o Ensino Médio. Nessa linha, investigar qual o papel e função da escola para os Ticuna e nela, qual o lugar das línguas nessa escola, produzindo avaliação sobre a convivência delas no cotidiano escolar nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se construir esse olhar no confronto entre a política pública no contexto estadual por meio da proposta de uma matriz curricular implantada na referida escola estadual, institucionalizando a língua majoritária do país como segunda língua e a política linguística estabelecida pelos Ticuna para suas escolas. De cunho etnográfico, a pesquisa se constitui na abordagem qualitativa, fundamentando-se nos pensamentos de Hymes (1971), Boaz (1911), D’Angelis (2013), Maher (2007) e Lopez (2013) entre outros autores que tratam do ensino de segunda língua em contexto indígena.
author_additional Silva, Raynice Geraldine Pereira da
author_additionalStr Silva, Raynice Geraldine Pereira da
format Dissertação
author Rocha, Suely da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/4601965534937707
author2Str http://lattes.cnpq.br/4601965534937707
title O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
title_short O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
title_full O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
title_fullStr O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
title_full_unstemmed O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II
title_sort o ensino da língua portuguesa como l2 na escola estadual indígena almirante tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na comunidade umariaçu ii
publisher Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7924
_version_ 1831969900479905792
score 11.753735