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Dissertação
Interculturalidade e sustentabilidade: jogos e brincadeiras indígenas na Educação Física escolar
No processo de educação e de transmissão intergeracional da cultura, os jogos, brin- quedos e brincadeiras aparecem como importantes instrumentos, propiciando aos indivíduos características próprias, perpetuando a cultura, os modos de vida e fortalecendo identidades. Mas grande parte desses jog...
Autor principal: | Reis, Patricia Rossi dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4528030566938041 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8116 |
Resumo: |
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No processo de educação e de transmissão intergeracional da cultura, os jogos, brin-
quedos e brincadeiras aparecem como importantes instrumentos, propiciando aos indivíduos
características próprias, perpetuando a cultura, os modos de vida e fortalecendo identidades. Mas
grande parte desses jogos e brincadeiras que encantam estão desaparecendo. Especificamente os
jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas herdados pelos povos tradicionais, como é o caso dos
povos indígenas, são pouco explorados e muitas vezes invisibilizados, na prática, da Educação
Física Escolar. Com isso estão se perdendo no tempo e espaço. Assim, o objetivo desta pesquisa
foi resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas de etnias do Rio Negro no Amazonas
como subsídio ao desenvolvimento de atividades na Educação Física como forma de promover a
interculturalidade e a sustentabilidade no ambiente escolar. A pesquisa caracteriza-se como de
abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica,
documental e pesquisa-ação. Este estudo foi desenvolvido em bairros da cidade de São Gabriel
da Cachoeira e nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas, Campos São Gabriel da Cachoeira – IFAM/SGC. A pesquisa envolveu 82 discentes
indígenas IFAM/SGC e 41 participantes também indígenas adultos residentes na cidade de São
Gabriel Cachoeira de ambos os sexos. De acordo com os resultados obtidos, foi possível observar
as relações de equilíbrio e sustentabilidade com o local onde vivem. Podendo quebrar círculos
viciosos de uma sociedade consumista que não considera o protagonismo dos povos indígenas e
seus conhecimentos milenares nos processos educacionais. Foram identificados e registrados 43
tipos diferentes de jogos, brinquedos e brincadeiras de 8 etnias indígenas (Tukano, Piratapuia,
Baniwa, Baré, Cubeo, Tariano, Potiguara e Dessano) que foram agrupados em sete categorias,
a saber: (1) brincadeiras de contingência física; (2) brincadeiras de exercício sensório-motor;
(3) brincadeiras de contingência social; (4) brincadeiras de construção; (5) brincadeiras turbu-
lentas; (6) brincadeiras simbólicas/faz de conta; (7) brincadeiras de regras. A grande maioria
dos jogos e brincadeiras envolveram as dimensões motoras, culturais e de relações sociais e
são aplicáveis no ensino da Educação Física escolar. Esses aparato de conhecimentos ampliam
formas de discussões diversas no âmbito da sustentabilidade, interculturalidade, globalização,
valorização da diversidade étnica e fortalecimento das identidades que podem ser trabalhados
antes, durante e depois das aulas e ainda prever adaptações dentro e fora do espaço escolar. Esta
pesquisa dará condições de se propor a construção de novos caminhos no qual o presente dialoga
com o passado, se fazendo relevante considerar as contribuições e visões desses povos para o
desenvolvimento sustentável, assim como para o gerenciamento e a conservação dos recursos
naturais. |