Dissertação

Corpo, erotismo e dança em Adornos, de Ana Marques Gastão

Este estudo versa sobre a poesia na obra Adornos (2011), da poeta portuguesa contemporânea Ana Marques Gastão, cujas cinco seções revelam-nos uma poesia em que os cinco sentidos são matéria-prima para o ato criador. A poeta faz experimentações com o corpo por meio dos cinco sentidos, do erotismo e d...

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Autor principal: Leite, Karoline Alves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6235360423308258
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8232
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82322021-04-26T23:49:22Z Corpo, erotismo e dança em Adornos, de Ana Marques Gastão Body, eroticism and dance in Adornos, by Ana Marques Gastão Leite, Karoline Alves Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de http://lattes.cnpq.br/6235360423308258 http://lattes.cnpq.br/2602637105704791 Xavier, Joelma Rezende http://lattes.cnpq.br/2216765398806513 Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de http://lattes.cnpq.br/0632488092860482 Poesia portuguesa Corpo como linguagem Sinestesia Metapoesia Poesia-dança LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Ana Marques Gastão Adornos Corpo Erotismo Dança Este estudo versa sobre a poesia na obra Adornos (2011), da poeta portuguesa contemporânea Ana Marques Gastão, cujas cinco seções revelam-nos uma poesia em que os cinco sentidos são matéria-prima para o ato criador. A poeta faz experimentações com o corpo por meio dos cinco sentidos, do erotismo e da dança. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi estudar os cinco sentidos nos poemas dessa obra, a partir dos quais o ato poético é questionado e apresentado em conjunção com o corpo como linguagem, entendida como corpo-humano, corpo-poema e como poesia-dança, dotados de sinestesia. Os objetivos específicos consistiram em analisar o modo como os cinco sentidos são tratados, se há convergências entre eles e de que forma Ana Marques Gastão os usa para refletir a respeito do ato poético na poesia presente na obra; evidenciar as manifestações do erotismo na poesia gastaniana, cuja ligação é sagrada, por meio da constituição do corpo como linguagem para a expressão dos cinco sentidos; e, por fim, pensar a dança na produção poética dessa obra como poesia-dança dotada de sinestesia. A metodologia deste estudo teve caráter bibliográfico, orientando-nos pelos textos teóricos, ensaios e análises dos poemas selecionados da obra objeto de estudo. O livro Leitura de poesia (1996), de Alfredo Bosi, constituiu-se a base metodológica para as análises dos poemas realizadas nos três capítulos desta pesquisa. No primeiro capítulo, analisamos os cinco sentidos do corpo, a partir da leitura dos poemas selecionados das seções “Antevisão” e “Ondulações”, observando a interseção sinestésica entre elas e o modo como a poeta trabalha com a anatomia e a fisiologia dos sentidos físicos, e foi feita a reflexão sobre o ato poético da autora, tendo por cerne teórico o pensamento de Maurice Merleau-Ponty, em Fenomenologia da percepção (2011), Gaston Bachelard, em Imaginação e matéria (1989), Diane Ackerman, em Uma história natural dos sentidos (1996), Michel Serres, em Os cinco sentidos (2001). No segundo capítulo, verificamos o modo como o erotismo sagrado e o erotismo dos corpos se apresentam na obra, bem como analisamos a linguagem poética sedutora de Ana Marques Gastão à luz do pensamento teórico de Octavio Paz, na obra A dupla chama: amor e erotismo (1994), de Roland Barthes (1981) e de Leyla Perrone-Moisés (1990). No terceiro capítulo, pensamos a respeito da relação estabelecida entre a dança e a poesia na obra objeto desta pesquisa, tomando o conceito poesia-dança construído pela poeta nos ensaios do capítulo inicial do livro As palavras fracturadas (2013), visando mostrar que a poesia-dança é metapoética e sinestésica. O aporte teórico deste capítulo último constituiu-se pelas ideias de José Gil, em Movimento total: o corpo e a dança (2001), bem como outros teóricos que tratam da dança, como Paul Valéry, em Filosofia da dança (2011). This study deals with poetry in Adornos (2011), by the contemporary portuguese poet Ana Marques Gastão, whose five sections reveal to us poetry in which the five senses are the raw material for the creative act. The poet experiments with the body through the five senses, eroticism, and dance. Thus, the general objective of this research was to study the five meanings in the poems of this work, from which the poetic act is questioned and presented in conjunction with the body as language, understood as body-human, body-poem, and as poetry-dance, endowed with synesthesia. The specific objectives were to analyze how the five senses are treated, whether there are convergences between them and how Ana Marques Gastão uses them to reflect on the poetic act in the poetry present in the work; to highlight the manifestations of eroticism in gastanian poetry, whose connection is sacred, through the constitution of the body as a language for the expression of the five senses; and finally, to think of dance in the poetic production of this work as poetry-dance endorsed with synesthesia. The methodology of this study had a bibliographic character, guided by the theoretical texts, essays, and analyses of the selected poems of the work object of study. The book Leitura de poesia (1996), by Alfredo Bosi, was the methodological basis for the analysis of poems performed in the three chapters of this research. In the first chapter, we analyze the five meanings of the body, from the reading of the selected poems of the sections “Antevisão” and “Ondulações”, observing the synesthetic intersection between them and the way the poet works with the anatomy and physiology of the physical senses, and reflection was made on the poetic act of the author, having as theoretical core the thought of Maurice Merleau-Ponty, in Phenomenology of perception (2011), Gaston Bachelard, in Imagination and matter (1989), Diane Ackerman, in A natural history of the senses (1996), Michel Serres, in The five senses (2001). In the second chapter, we verify how sacred eroticism and eroticism of bodies are presented in the work, as well as analyze the seductive poetic language of Ana Marques Gastão in the light of the theoretical thought of Octavio Paz, in the work The double flame: love and eroticism (1994), Roland Barthes (1981) and Leyla Perrone-Moisés (1990). In the third chapter, we think about the relationship established between dance and poetry in the work object of this research, taking the concept of poetry-dance constructed by the poet in the essays of the initial chapter of the book As palavras fracturadas (2013), aiming to show that poetry-dance is metapoetic and sinesic. The theoretical contribution of this last chapter was constituted by the ideas of José Gil, in Movimento total: o corpo e a dança (2001), as well as other theorists who deal with dance, such as Paul Valéry, in The philosophy of Dance (2011). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 2021-04-23T15:31:04Z 2020-12-18 Dissertação LEITE, Karoline Alves. Corpo, erotismo e dança em Adornos, de Ana Marques Gastão. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8232 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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