Dissertação

Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio

Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos ma...

ver descrição completa

Autor principal: Passos, Ana Paula
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6845657346810137, https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8249
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-82492021-05-05T05:03:54Z Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio Passos, Ana Paula Nicot, Yuri Expósito http://lattes.cnpq.br/6845657346810137 http://lattes.cnpq.br/8007807447496552 Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Silva Filho, Wanderley Vitorino da http://lattes.cnpq.br/2753286717832014 https://orcid.org/0000-0002-3431-0416 Ensino de matemática Processo de Ensino e Aprendizagem Matemática - Ensino Médio Teoria da Aprendizagem Significativa Manaus (AM) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Interdisciplinaridade Função Quadrática Aprendizagem Significativa Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender. In reality learning mathematics is not an easy task, but it is necessary to create ways to innovate teaching by showing the real importance of this area of knowledge in everyday life. Based on the teaching experience, it was observed that students have difficulties in assimilating and associating mathematical content with their daily lives. Therefore, this research aims to verify that the interdisciplinary relationship in the Teaching and Learning Process of Mathematics in High School, favors the assimilation and contextualization of the Square Function content in other areas of knowledge. This research is based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the conceptions of Interdisciplinarity by Hilton Japiassu and Ivani Fazenda. A qualitative approach methodology was adopted to conduct a Case Study in an educational institution located in the city of Manaus - AM, with a sample of high school students; taking as instruments for data collection, questionnaires, semi-structured interviews and participant observation, seeking to develop interdisciplinarity from the Quadratic Function content with the disciplines of Biology, Physics and Chemistry through problem solving. The proposal is to make learning meaningful to the student, contextualizing the content to facilitate understanding and motivate the student to learn. 2021-05-04T16:09:04Z 2020-10-20 Dissertação PASSOS, Ana Paula. Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
spellingShingle Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
Passos, Ana Paula
Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
topic_facet Ensino de matemática
Processo de Ensino e Aprendizagem
Matemática - Ensino Médio
Teoria da Aprendizagem Significativa
Manaus (AM)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Função Quadrática
Aprendizagem Significativa
description Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender.
author_additional Nicot, Yuri Expósito
author_additionalStr Nicot, Yuri Expósito
format Dissertação
author Passos, Ana Paula
author2 http://lattes.cnpq.br/6845657346810137
https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
author2Str http://lattes.cnpq.br/6845657346810137
https://orcid.org/0000-0002-3431-0416
title Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_short Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_full Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_fullStr Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
title_sort interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no ensino médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249
_version_ 1781302620688744448
score 11.653393