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Dissertação
Cultura maker digital e o desenvolvimento da habilidades socioemocionais no aprendizado de Matemática
O presente estudo tem como propósito responder ao seguinte problema de pesquisa “como a cultura maker pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes na aprendizagem matemática”, e visa contribuir para reverter o baixo índice de proficiência em matemática das...
Autor principal: | Cascaes, Nilcecleide da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1404251789973477, https://orcid.org/0000-0003-4495-8889 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8277 |
Resumo: |
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O presente estudo tem como propósito responder ao seguinte problema de
pesquisa “como a cultura maker pode contribuir para o desenvolvimento de
habilidades socioemocionais importantes na aprendizagem matemática”, e visa
contribuir para reverter o baixo índice de proficiência em matemática das escolas
públicas brasileira nas avaliações externas, decorrente em geral pela falta de
interesse dos alunos nas aulas de matemática, tradicionais expositivas. O percurso
da pesquisa tomou por base a teórica o Construcionismo de Seymour Papert, que
apresenta cinco dimensões que favorece a criança e adolescente a construir seu
conhecimento através de processos mentais influenciada pelo uso do computador ou
das tecnologias digitais. Para compreender os conceitos associados a competências
socioemocionais esta pesquisa busca investigar o surgimento da Cultura Maker e
como ela chegou até o espaço educacional. Para o ser humano se desenvolver
intelectualmente, é relevante notar primeiramente que fatores como humor,
positivismo, decepções, e outros aspectos associados ao emocional influenciam na
aprendizagem. Por isso, a importância de que a escola pense no indivíduo de forma
integral e contribua na sua formação científica por meio da construção coletiva do
conhecimento e em muitos aspectos importantes para sua vida. Nesta pesquisa
identificamos quais habilidades influenciaram na aprendizagem de geometria por meio
da tecnologia integrada ao ambiente de floresta. A escolha deste ambiente, além de
conduzir os estudantes para um espaço não formal de aprendizagem leva em conta o
contexto de uma escola da rede pública da cidade de Manaus, circundada pela floresta
amazônica, apesar de muitos habitantes não se darem conta desta realidade. Os
dados coletados nesta pesquisa foram categorizados por meio da análise de conteúdo
de Bardin. No aspecto metodológico, a pesquisa se apresenta como pesquisa
participante com abordagem qualitativa. Na primeira fase da pesquisa, o questionário
diagnóstico indicou claramente uma ausência de conhecimentos estruturados no
conteúdo de geometria para os alunos recém-chegados do Ensino Médio. Na segunda
fase os alunos foram submetidos a uma sequência de atividades diferenciadas que
teve como uma das etapas iniciais uma visita orientada ao Museu da Amazônia
(MUSA), localizado na Reserva Adolpho Ducke. Nesta visita os estudantes tinham
como tarefa observar a natureza e sua correlação com Matemática sob o ponto de
vista geométrico. As demais etapas de aplicação, foram norteadas por estas
observações. Os dados coletados proporcionaram identificar quais habilidades que
potencializaram a aprendizagem matemática e quais habilidades devem ser
desenvolvidas para auxiliar os participantes no desenvolvimento de habilidades
cognitivas. Os resultados obtidos atestaram a relevância em se desenvolver
habilidades socioemocionais e confirmaram que a inserção da Cultura Maker no
contexto e na realidade dos estudantes, possibilita aprendizagem matemática de
modo significativo. Para além do aprendizado o engajamento e a resiliência dos
estudantes foram de tal ordem que mesmo diante das inúmeras dificuldades, desde o
acesso à computadores até a indisponibilidade de espaços adequados, tivemos 100%
de presença, em contraturno e de modo absolutamente voluntário. |