/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada...
Autor principal: | Hoerlle, Maira Iana |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3489171454611129, https://orcid.org/0000-0001-5024-9451 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8311 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83112021-06-16T05:03:52Z As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático Hoerlle, Maira Iana Cortivo, Raquel Aparecida Dal http://lattes.cnpq.br/3489171454611129 http://lattes.cnpq.br/1104061269028718 Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4042182157568764 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 https://orcid.org/0000-0001-5024-9451 Cultura Afro-Brasileira História Afro-Brasileira Questões étnico-raciais Literatura africana Estratégias didáticas CIÊNCIAS HUMANAS Literaturas Africanas Literatura Afro-brasileira Livros Didáticos Lei nº 10.639/03 Diversidade Étnico-racial Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, utilizada no triênio, nas escolas da cidade de Humaitá-AM. Tal estudo exigiu explanações referentes às funções do livro didático, ao espaço destinado à literatura em seu conteúdo temático, à aplicabilidade e entraves da Lei que rege as questões étnico-raciais, à proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos, à abordagem da literatura como elemento essencial à formação humana, considerando a importância da produção dessas literaturas para a afirmação da identidade negra. Ademais, fez-se uma retomada histórica sobre a escravidão que ocorreu tanto na África como no Brasil, que acarretou ao povo africano, trazido às terras brasileiras, grandes injustiças. O que se verificou é que, apesar de decorridas quase duas décadas da aprovação da Lei nº 10.639/03, os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, ainda encontram dificuldades para apresentar os conteúdos temáticos concernentes às literaturas citadas, indicando que a abordagem desses temas ocorre de forma superficial na coleção analisada. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, grupos editoriais e Ministério da Educação, por meio do PNLD. Este trabajo aborda la inserción de las Literaturas Africanas y Afro-brasileña en los contenidos programáticos en Ensino Médio. El objetivo fue el de realizar una investigación en las obras, de la colección de tres volúmenes, aprobada en el ámbito del Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), nombrada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna y Christiane Damien, utilizada en el trienio, en las escuelas de Humaitá-Amazonas. El estudio exigió explanaciones referentes a las funciones del libro didáctico, el espacio destinado a la literatura en su contenido temático, la aplicabilidad y obstáculos de la Ley que rige las cuestiones étnico-raciales, a la propuesta de una enseñanza que vise a la igualdad de derechos, el abordaje de la literatura como elemento esencial a la formación humana, considerándose la importancia de la producción de esas literaturas para la formación de la identidad negra. Además, se hizo una retomada histórica sobre la esclavitud que hubo tanto en África como en Brasil, lo que ocasionó al pueblo africano, traído a las tierras brasileñas, grandes injusticias sufridas. Lo que se verificó es que, a pesar de transcurridas casi dos décadas de aprobación de la Ley nº 10.639/03, los libros didácticos de Lengua Portuguesa para el Ensino Médio, aún encuentran dificultades para presentar los contenidos temáticos relativos a las literaturas citadas, indicando que el abordaje de eses temas ocurre de forma superficial en la colección analizada. Situación que exige una reflexión por parte de los profesores del área, de los autores, de grupos editoriales y del Ministério da Educação, por medio del PNLD. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM 2021-06-15T13:29:16Z 2021-05-28 Dissertação HOERLLE, Maira Iana. As Literaturas Africanas e Afro-brasileira sob o viés do livro didático. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Cultura Afro-Brasileira História Afro-Brasileira Questões étnico-raciais Literatura africana Estratégias didáticas CIÊNCIAS HUMANAS Literaturas Africanas Literatura Afro-brasileira Livros Didáticos Lei nº 10.639/03 Diversidade Étnico-racial |
spellingShingle |
Cultura Afro-Brasileira História Afro-Brasileira Questões étnico-raciais Literatura africana Estratégias didáticas CIÊNCIAS HUMANAS Literaturas Africanas Literatura Afro-brasileira Livros Didáticos Lei nº 10.639/03 Diversidade Étnico-racial Hoerlle, Maira Iana As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
topic_facet |
Cultura Afro-Brasileira História Afro-Brasileira Questões étnico-raciais Literatura africana Estratégias didáticas CIÊNCIAS HUMANAS Literaturas Africanas Literatura Afro-brasileira Livros Didáticos Lei nº 10.639/03 Diversidade Étnico-racial |
description |
Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, utilizada no triênio, nas escolas da cidade de Humaitá-AM. Tal estudo exigiu explanações referentes às funções do livro didático, ao espaço destinado à literatura em seu conteúdo temático, à aplicabilidade e entraves da Lei que rege as questões étnico-raciais, à proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos, à abordagem da literatura como elemento essencial à formação humana, considerando a importância da produção dessas literaturas para a afirmação da identidade negra. Ademais, fez-se uma retomada histórica sobre a escravidão que ocorreu tanto na África como no Brasil, que acarretou ao povo africano, trazido às terras brasileiras, grandes injustiças. O que se verificou é que, apesar de decorridas quase duas décadas da aprovação da Lei nº 10.639/03, os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, ainda encontram dificuldades para apresentar os conteúdos temáticos concernentes às literaturas citadas, indicando que a abordagem desses temas ocorre de forma superficial na coleção analisada. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, grupos editoriais e Ministério da Educação, por meio do PNLD. |
author_additional |
Cortivo, Raquel Aparecida Dal |
author_additionalStr |
Cortivo, Raquel Aparecida Dal |
format |
Dissertação |
author |
Hoerlle, Maira Iana |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3489171454611129 https://orcid.org/0000-0001-5024-9451 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/3489171454611129 https://orcid.org/0000-0001-5024-9451 |
title |
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
title_short |
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
title_full |
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
title_fullStr |
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
title_full_unstemmed |
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
title_sort |
as literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311 |
_version_ |
1831969963547557888 |
score |
11.753735 |