Dissertação

As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático

Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada...

ver descrição completa

Autor principal: Hoerlle, Maira Iana
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3489171454611129, https://orcid.org/0000-0001-5024-9451
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8311
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83112021-06-16T05:03:52Z As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático Hoerlle, Maira Iana Cortivo, Raquel Aparecida Dal http://lattes.cnpq.br/3489171454611129 http://lattes.cnpq.br/1104061269028718 Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4042182157568764 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 https://orcid.org/0000-0001-5024-9451 Cultura Afro-Brasileira História Afro-Brasileira Questões étnico-raciais Literatura africana Estratégias didáticas CIÊNCIAS HUMANAS Literaturas Africanas Literatura Afro-brasileira Livros Didáticos Lei nº 10.639/03 Diversidade Étnico-racial Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, utilizada no triênio, nas escolas da cidade de Humaitá-AM. Tal estudo exigiu explanações referentes às funções do livro didático, ao espaço destinado à literatura em seu conteúdo temático, à aplicabilidade e entraves da Lei que rege as questões étnico-raciais, à proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos, à abordagem da literatura como elemento essencial à formação humana, considerando a importância da produção dessas literaturas para a afirmação da identidade negra. Ademais, fez-se uma retomada histórica sobre a escravidão que ocorreu tanto na África como no Brasil, que acarretou ao povo africano, trazido às terras brasileiras, grandes injustiças. O que se verificou é que, apesar de decorridas quase duas décadas da aprovação da Lei nº 10.639/03, os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, ainda encontram dificuldades para apresentar os conteúdos temáticos concernentes às literaturas citadas, indicando que a abordagem desses temas ocorre de forma superficial na coleção analisada. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, grupos editoriais e Ministério da Educação, por meio do PNLD. Este trabajo aborda la inserción de las Literaturas Africanas y Afro-brasileña en los contenidos programáticos en Ensino Médio. El objetivo fue el de realizar una investigación en las obras, de la colección de tres volúmenes, aprobada en el ámbito del Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), nombrada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna y Christiane Damien, utilizada en el trienio, en las escuelas de Humaitá-Amazonas. El estudio exigió explanaciones referentes a las funciones del libro didáctico, el espacio destinado a la literatura en su contenido temático, la aplicabilidad y obstáculos de la Ley que rige las cuestiones étnico-raciales, a la propuesta de una enseñanza que vise a la igualdad de derechos, el abordaje de la literatura como elemento esencial a la formación humana, considerándose la importancia de la producción de esas literaturas para la formación de la identidad negra. Además, se hizo una retomada histórica sobre la esclavitud que hubo tanto en África como en Brasil, lo que ocasionó al pueblo africano, traído a las tierras brasileñas, grandes injusticias sufridas. Lo que se verificó es que, a pesar de transcurridas casi dos décadas de aprobación de la Ley nº 10.639/03, los libros didácticos de Lengua Portuguesa para el Ensino Médio, aún encuentran dificultades para presentar los contenidos temáticos relativos a las literaturas citadas, indicando que el abordaje de eses temas ocurre de forma superficial en la colección analizada. Situación que exige una reflexión por parte de los profesores del área, de los autores, de grupos editoriales y del Ministério da Educação, por medio del PNLD. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM 2021-06-15T13:29:16Z 2021-05-28 Dissertação HOERLLE, Maira Iana. As Literaturas Africanas e Afro-brasileira sob o viés do livro didático. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Cultura Afro-Brasileira
História Afro-Brasileira
Questões étnico-raciais
Literatura africana
Estratégias didáticas
CIÊNCIAS HUMANAS
Literaturas Africanas
Literatura Afro-brasileira
Livros Didáticos
Lei nº 10.639/03
Diversidade Étnico-racial
spellingShingle Cultura Afro-Brasileira
História Afro-Brasileira
Questões étnico-raciais
Literatura africana
Estratégias didáticas
CIÊNCIAS HUMANAS
Literaturas Africanas
Literatura Afro-brasileira
Livros Didáticos
Lei nº 10.639/03
Diversidade Étnico-racial
Hoerlle, Maira Iana
As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
topic_facet Cultura Afro-Brasileira
História Afro-Brasileira
Questões étnico-raciais
Literatura africana
Estratégias didáticas
CIÊNCIAS HUMANAS
Literaturas Africanas
Literatura Afro-brasileira
Livros Didáticos
Lei nº 10.639/03
Diversidade Étnico-racial
description Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, utilizada no triênio, nas escolas da cidade de Humaitá-AM. Tal estudo exigiu explanações referentes às funções do livro didático, ao espaço destinado à literatura em seu conteúdo temático, à aplicabilidade e entraves da Lei que rege as questões étnico-raciais, à proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos, à abordagem da literatura como elemento essencial à formação humana, considerando a importância da produção dessas literaturas para a afirmação da identidade negra. Ademais, fez-se uma retomada histórica sobre a escravidão que ocorreu tanto na África como no Brasil, que acarretou ao povo africano, trazido às terras brasileiras, grandes injustiças. O que se verificou é que, apesar de decorridas quase duas décadas da aprovação da Lei nº 10.639/03, os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, ainda encontram dificuldades para apresentar os conteúdos temáticos concernentes às literaturas citadas, indicando que a abordagem desses temas ocorre de forma superficial na coleção analisada. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, grupos editoriais e Ministério da Educação, por meio do PNLD.
author_additional Cortivo, Raquel Aparecida Dal
author_additionalStr Cortivo, Raquel Aparecida Dal
format Dissertação
author Hoerlle, Maira Iana
author2 http://lattes.cnpq.br/3489171454611129
https://orcid.org/0000-0001-5024-9451
author2Str http://lattes.cnpq.br/3489171454611129
https://orcid.org/0000-0001-5024-9451
title As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
title_short As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
title_full As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
title_fullStr As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
title_full_unstemmed As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
title_sort as literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311
_version_ 1781302629755781120
score 11.653393