Dissertação

O Brand DNA Process® da marca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mais que um signo gráfico formado por formas, cores e tipografia, as marcas também traduzem escolhas feitas no dia a dia de cada pessoa, demonstrando seus comportamentos e valores. Neste universo de marcas, observa-se que mesmo possuindo certas similaridades, todas as empresas são diferentes, pois c...

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Autor principal: Saraiva, Luana Bittencourt
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7420024614052025, https://orcid.org/0000-0001-6117-6980
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8334
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83342021-06-30T05:04:17Z O Brand DNA Process® da marca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) The Brand DNA Process® from the Federal University of Amazonas brand Saraiva, Luana Bittencourt Pacheco, Karla Mazarelo Maciel http://lattes.cnpq.br/7420024614052025 http://lattes.cnpq.br/9632431273966711 Santos, Patrícia dos Anjos Braga Sá dos http://lattes.cnpq.br/8606489766185567 Cerquinho, Kleomara Gomes http://lattes.cnpq.br/5084717076270240 https://orcid.org/0000-0001-6117-6980 Identidade de Marca Análise SWOT Estratégias de comunicação Identidade corporativa Eventos criativos CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Branding Brand DNA Universidade Pública Mais que um signo gráfico formado por formas, cores e tipografia, as marcas também traduzem escolhas feitas no dia a dia de cada pessoa, demonstrando seus comportamentos e valores. Neste universo de marcas, observa-se que mesmo possuindo certas similaridades, todas as empresas são diferentes, pois cada uma possui um DNA, uma cultura, uma história, ou seja, uma identidade corporativa. Dada a importância deste tema para direcionar as estratégias de comunicação das organizações com seu público, esta pesquisa teve como objetivo identificar o DNA da marca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em vista ao alcance da otimização da sua gestão de marca. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de cunho exploratório, descritivo e explicativo e faz uso da metodologia intitulada Brand DNA Process®. Para atingir seu objetivo, foi realizado diagnóstico acerca das características e comportamentos da instituição, resultando em uma Análise SWOT. Em seguida foram realizados eventos criativos com a comunidade acadêmica interna, para identificação dos cinco adjetivos do DNA da marca, referentes aos conceitos técnico, emocional, mercadológico, resiliente e integrador. Após os eventos criativos e definição do DNA, foi elaborado Painel Semântico e Mapa Semântico, de acordo com os conceitos identificados. Em seguida, realizou-se Benchmarking, para analisar as melhores práticas do mercado para cada conceito definido. Como resultado do processo metodológico, são sugeridas recomendações para a UFAM ativar seu DNA e desenvolveu-se um Brand DNA Book, formatado para inspirar e educar os profissionais que agem e falam em nome da marca, construindo uma consciência sobre ela. Almeja-se que este material seja disponibilizado à comunidade acadêmica de forma clara e acessível, de modo a fortalecer a imagem da instituição e direcionar suas estratégias de comunicação. More than a graphic sign formed by shapes, colors, and typography, brands also reflect choices made in the daily lives of each person, demonstrating their behaviors and values. In this universe of brands, observe that even having certain similarities, all companies are different, since each one has a DNA, a culture, a history, that is, a corporate identity. Due to the importance of this theme to direct the communication strategies of organizations with their public, this research aimed to identify the brand DNA of the Federal University of Amazonas (UFAM), to achieve the optimization of its brand management. The research has a qualitative, exploratory, descriptive, and explanatory approach and uses Brand DNA Process® methodology. To achieve its objective, a diagnosis was made about the characteristics and behaviors of the institution, resulting in a SWOT Analysis. Next, creative events were held with the internal academic community, to identify the five adjectives of the brand's DNA, referring to the technical, emotional, marketing, resilient, and integrating concepts. After the creative events and DNA definition, a Semantic Panel and Semantic Map were elaborated, according to the identified concepts. Then, Benchmarking was carried out to analyze the best market practices for each defined concept. As a result of the methodological process, recommendations are suggested for UFAM to activate its DNA and was developed a Brand DNA Book, formatted to inspire and educate professionals who act and speak on behalf of the brand, building awareness about it. We aim this material to be available to the academic community in a clear and accessible way, to strengthen the institution's image and direct its communication strategies. 2021-06-29T20:46:52Z 2021-05-13 Dissertação SARAIVA, Luana Bittencourt. O Brand DNA Process® da marca da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8334 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ image/jpeg application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design
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