Dissertação

Avaliação da produtividade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas

Assim como outras organizações, os hospitais têm por desafio serem produtivos e eficientes no atendimento à vida. Estudos apontam que as unidades hospitalares que utilizam adequadamente seus recursos humanos, materiais e financeiros são os que apresentam maior produtividade, daí a importância...

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Autor principal: Bandeira, Rosely Costa da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6664314423268058, https://orcid.org/0000-0002-7101-1669
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8358
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83582021-07-20T05:04:18Z Avaliação da produtividade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas Bandeira, Rosely Costa da Silva Souza Junior, Armando Araújo de http://lattes.cnpq.br/6664314423268058 http://lattes.cnpq.br/4819744809032210 Oliveira, Marcelo Albuquerque de http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Moraes, Ana Flávia de Moraes http://lattes.cnpq.br/2425311272367708 https://orcid.org/0000-0002-7101-1669 Gestão da produtividade Gestão de processos Planejamento hospitalar Centros cirúrgicos Perda de produtividade ENGENHARIAS Centro Cirúrgico Avaliação Lean Healthcare Indicadores de Produtividade Eficácia da Sala de Operação Assim como outras organizações, os hospitais têm por desafio serem produtivos e eficientes no atendimento à vida. Estudos apontam que as unidades hospitalares que utilizam adequadamente seus recursos humanos, materiais e financeiros são os que apresentam maior produtividade, daí a importância de mensurar e avaliar suas práticas como subsídio para estratégias futuras. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo propor um modelo de melhoria de gestão da produtividade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV baseado no OEE. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, cujos procedimentos adotados foram o estudo de caso, a pesquisa participante e a pesquisa-ação. Para a coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental, entrevistas do tipo não-estruturadas e da elaboração de Mapa de Fluxo de Valor (MFV). Foram analisados dados relativos aos meses de julho a dezembro de 2019. Os resultados indicam desempenho abaixo do ideal para o indicador de Disponibilidade, principalmente pelo não aproveitamento do tempo disponível para o trabalho. Constatou-se que o percentual de espera é muito grande em relação ao tempo de cirurgia em si, o que acaba ocultando a real capacidade do centro cirúrgico. Os resultados obtidos no indicador Desempenho destacam os cancelamentos de cirurgia como fatores que impactam na produtividade. A pesquisa conclui, a partir do índice de Eficácia das Salas de Operação (ORE) encontrado, de 37,58%, que o centro cirúrgico sofre constante influência das perdas de disponibilidade durante os processos, demonstrando que mais de 60% do tempo do setor é perdido, precipuamente, por motivos inerentes ao hospital, e que a principal limitação ao processo são os expressivos tempos de espera do paciente por cirurgia. Like other associations, hospitals are challenged to be products and efficient in serving life. Studies show that the hospital units that use their human, material and financial resources are the ones with the highest productivity, hence the importance of measuring and evaluating their practices as a subsidy for future strategies. In this sense, this study aims to propose a model for improving the productivity management of the surgical center at the Getúlio Vargas University Hospital - HUGV based on the OEE. As a methodology, it was used applied research, exploratory and descriptive, procedures adopted were the case study, a participant research and an action research. For data collection, documental research, classification of the unstructured type and the preparation of a Value Stream Map (MFV) were used. Data for the months of July, December 2019 were transmitted. The results indicate a performance below the ideal for the availability indicator, mainly due to the non-use of the time available for work. It appears that the waiting percentage is very large in relation to the surgery time itself, which ends up hiding the real capacity of the surgical center. The results obtained in the Performance indicator highlight surgery cancellations as factors that impact productivity. A survey concludes, based on the Operating Room Effectiveness Index (ORE) found, of 37.58%, that the operating room is constantly impacted by availability losses during the processes, showing that more than 60% of the sector's time it is lost, mainly, for reasons inherent to the hospital, and that the main limitation to the process is the significant waiting time of the patient for surgery. 2021-07-19T14:13:36Z 2021-06-02 Dissertação BANDEIRA, Rosely Costa da Silva. Avaliação da produtividade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8358 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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description Assim como outras organizações, os hospitais têm por desafio serem produtivos e eficientes no atendimento à vida. Estudos apontam que as unidades hospitalares que utilizam adequadamente seus recursos humanos, materiais e financeiros são os que apresentam maior produtividade, daí a importância de mensurar e avaliar suas práticas como subsídio para estratégias futuras. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo propor um modelo de melhoria de gestão da produtividade do centro cirúrgico do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV baseado no OEE. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, cujos procedimentos adotados foram o estudo de caso, a pesquisa participante e a pesquisa-ação. Para a coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental, entrevistas do tipo não-estruturadas e da elaboração de Mapa de Fluxo de Valor (MFV). Foram analisados dados relativos aos meses de julho a dezembro de 2019. Os resultados indicam desempenho abaixo do ideal para o indicador de Disponibilidade, principalmente pelo não aproveitamento do tempo disponível para o trabalho. Constatou-se que o percentual de espera é muito grande em relação ao tempo de cirurgia em si, o que acaba ocultando a real capacidade do centro cirúrgico. Os resultados obtidos no indicador Desempenho destacam os cancelamentos de cirurgia como fatores que impactam na produtividade. A pesquisa conclui, a partir do índice de Eficácia das Salas de Operação (ORE) encontrado, de 37,58%, que o centro cirúrgico sofre constante influência das perdas de disponibilidade durante os processos, demonstrando que mais de 60% do tempo do setor é perdido, precipuamente, por motivos inerentes ao hospital, e que a principal limitação ao processo são os expressivos tempos de espera do paciente por cirurgia.
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