Dissertação

Saberes matemáticos e ambientais expressos em artefatos da cultura em São Gabriel da Cachoeira, AM

Esse estudo teve por objetivo desenvolver práticas educacionais interdisciplinares para o ensino das Ciências Ambientais a partir dos saberes matemático e ambiental expressos em artefatos da cultura local do município de São Gabriel da Cachoeira. Para atingir o objetivo identificou-se, a partir dos...

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Autor principal: Miranda, Kleber de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7677200049884011, https://orcid.org/0000-0001-8989-5047
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8383
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-83832024-09-05T02:39:26Z Saberes matemáticos e ambientais expressos em artefatos da cultura em São Gabriel da Cachoeira, AM Miranda, Kleber de Souza Martins, Ayrton Luiz Urizzi http://lattes.cnpq.br/7677200049884011 http://lattes.cnpq.br/6561982851817328 Silva, Marcelo Côrtes http://lattes.cnpq.br/2053206771641183 Zanella, Marli Schmitt http://lattes.cnpq.br/0294897833824760 https://orcid.org/0000-0001-8989-5047 Práticas educacionais interdisciplinares Biodiversidade Práticas cognitivas Artefatos culturais Saber matemático OUTROS Artefatos utilitários Interdisciplinaridade Etnomatemática Esse estudo teve por objetivo desenvolver práticas educacionais interdisciplinares para o ensino das Ciências Ambientais a partir dos saberes matemático e ambiental expressos em artefatos da cultura local do município de São Gabriel da Cachoeira. Para atingir o objetivo identificou-se, a partir dos educandos e seus familiares, os artefatos utilizados pelos residentes do município de São Gabriel da Cachoeira nas tarefas do cotidiano, confeccionados artesanalmente a partir de matérias-primas disponíveis do ambiente local. A pesquisa foi realizada com educandos do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação campus São Gabriel da Cachoeira. Balizada na teoria da complexidade sistêmica e utilizando o método de Estudo de Caso durante pesquisa de campo, foram aplicadas técnicas como: dinâmicas de grupo, entrevistas a partir de formulário semiestruturados, diários de campo, registro fotográficos, construção de mapas mentais e observação direta do discurso. Como resultado da pesquisa, revelou-se que muitos desses artefatos estão presentes há gerações no município, compartilhando semelhanças em modelos com povos de outras localidades, mas com grafismos diferenciados que trazem a assinatura do povo que o confeccionou; também há aqueles que caíram em desusos pela chegada de artefatos industrializados. Evidenciou-se ainda que a conservação dos saberes locais (mentefatos) são fundamentais à manutenção cultural e conservação da biodiversidade local, fonte da matéria-prima utilizada no processo de confecção dos artefatos. A partir da compreensão do saber matemático (mentefatos) expresso nos artefatos utilitários pesquisados, desenvolveu-se uma cartilha educativa destinada à auxiliar educadores do ensino médio na abordarem interdisciplinar do ensino da matemática integrado às ciências ambientais. Espera-se com essas práticas educacionais ressignificar o ensino da matemática a partir da construção coletiva do pensar, saber e fazer matemático expressos nos artefatos da cultura local. This study aimed to develop interdisciplinary educational practices for the teaching of Environmental Sciences from the mathematical and environmental knowledge expressed in artifacts of the local culture of the municipality of São Gabriel da Cachoeira. To achieve the objective, the artifacts used by residents of the municipality of São Gabriel da Cachoeira in everyday tasks, made by hand from raw materials available from the local environment, were identified from the students and their families. The research was carried out with students of the 1st year of the Technical Course in Informatics Integrated to High School at the Federal Institute of Education campus São Gabriel da Cachoeira. Based on the theory of systemic complexity and using the Case Study method during field research, techniques were applied: group dynamics, interviews using semi-structured forms, field diaries, photographic records, construction of mental maps and direct observation of the speech. As a result of the research, it was revealed that many of these artifacts have been present in the municipality for generations, sharing similarities in models with people from other locations, but with different graphics that bear the signature of the people who made it; there are also those who have fallen into disuse due to the arrival of industrialized artifacts. It was also evidenced that the conservation of local knowledge (mindfacts) is fundamental to the cultural maintenance and conservation of local biodiversity, source of the raw material used in the process of making the artifacts. Based on the understanding of the mathematical knowledge (mentefatos) expressed in the researched utilitarian artifacts, an educational booklet was developed to assist high school educators in addressing the interdisciplinary teaching of mathematics integrated with environmental sciences. These educational practices are expected to give a new meaning to the teaching of mathematics based on the collective construction of mathematical thinking, knowing and doing expressed in the artifacts of local culture. 2021-08-05T16:48:02Z 2999-12-31 2021-06-18 Dissertação MIRANDA, Kleber de Souza. Saberes matemáticos e ambientais expressos em artefatos da cultura em São Gabriel da Cachoeira, AM. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira-AM, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8383 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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