Dissertação

Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM

O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas de educação básica da cidade de Manaus. A escolha desse objeto de estudo foi motivada pelos relatos de colegas professo...

ver descrição completa

Autor principal: Pimentel, Kate Cristina Abreu
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5388876662271320
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8408
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8408
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84082021-08-25T05:03:33Z Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM Pimentel, Kate Cristina Abreu Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/5388876662271320 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Freitas, Luciana Maria Almeida de http://lattes.cnpq.br/3469415644515412 Ensino e aprendizagem Língua inglesa - Estudo e ensino Educação Básica Material didático pedagógico Prática pedagógica LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Crenças Livro Didático Língua Inglesa O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas de educação básica da cidade de Manaus. A escolha desse objeto de estudo foi motivada pelos relatos de colegas professores sobre suas práticas pedagógicas. Para entender as necessidades dos professores e suas crenças quanto ao material didático pedagógico utilizado em sala de aula, foram elaborados os seguintes questionamentos: Quais são as crenças dos professores de Língua Inglesa a respeito do livro didático no processo de ensino-aprendizagem na educação básica? As crenças dos professores refletem na escolha do livro didático? De que forma o livro didático é utilizado para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas públicas de Manaus? A fundamentação teórica foi dividida em três partes: Crenças docentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa baseadas nos estudos de Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004) e de Almeida Filho (2003); Livro Didático: Pesquisa, Conceito e História, com base nas pesquisas de Teixeira (2018), Munakata (2010) e Coracini (1999); Livro didático da Língua Inglesa e o Programa Nacional do Livro Didático, fundamentados nos postulados de Coracini (2011), BRASIL (2015) e Silva (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa apresenta natureza básica, abordagem qualiquantitativa e analítica e, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória, pois o estudo teve início baseado nas fontes bibliográficas a partir do problema de pesquisa. Esta investigação traz como resultado a crença docente sobre o livro didático como parte importante para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Foram observadas divergências quanto à apresentação e escolha do livro didático que não condizem com normas educacionais. Ao final da pesquisa, foi concluído que as crenças docentes estão intrinsicamente interligadas ao processo de ensino-aprendizagem, visto que a conduta do professor em sala de aula, em parte, condiz com o que acredita ser necessário para esse processo ao assumir uma identidade que é construída na formação inicial ou reconstruída na experiência adquirida ao longo do tempo de atuação. The main objective of this research was to analyze the beliefs of English language teachers about the contributions of textbooks in the teaching-learning process in basic education schools in the city of Manaus. The choice of this object of study was motivated by the reports of fellow professors about their pedagogical practices. In order to understand the needs of teachers and their beliefs regarding the pedagogical teaching material used in the classroom, the following questions were elaborated: What are the beliefs of English language teachers regarding the textbook in the teaching-learning process in basic education? Are teachers' beliefs reflected in the choice of textbook? How is the textbook used for the teaching-learning process of the English language in public schools in Manaus? The theoretical foundation was divided into three parts: Teacher beliefs in the teaching-learning process of the English language based on studies by Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004) and Almeida Filho (2003); Textbook: Research, Concept and History, based on research by Teixeira (2018), Munakata (2010) and Coracini (1999); Textbook of the English Language and the National Textbook Program, based on the postulates of Coracini (2011), BRASIL (2015) and Silva (2017). Regarding the methodological aspects, this research has a basic nature, qualiquantitative and analytical approach and, regarding the objectives, it is classified as exploratory, as the study started based on bibliographical sources from the research problem. This investigation brings as a result the teacher's belief about the textbook as an important part of the teaching-learning process of the English language. Differences were observed regarding the presentation and choice of textbooks that do not comply with educational standards. At the end of the research, it was concluded that teachers' beliefs are intrinsically interconnected to the teaching-learning process, since the teacher's conduct in the classroom, in part, is in line with what he believes is necessary for this process by assuming an identity that it is built on initial training or rebuilt on experience acquired over time. 2021-08-24T16:12:47Z 2021-06-21 Dissertação PIMENTEL, Kate Cristina Abreu. Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8408 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino e aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação Básica
Material didático pedagógico
Prática pedagógica
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Livro Didático
Língua Inglesa
spellingShingle Ensino e aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação Básica
Material didático pedagógico
Prática pedagógica
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Livro Didático
Língua Inglesa
Pimentel, Kate Cristina Abreu
Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
topic_facet Ensino e aprendizagem
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação Básica
Material didático pedagógico
Prática pedagógica
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Livro Didático
Língua Inglesa
description O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas de educação básica da cidade de Manaus. A escolha desse objeto de estudo foi motivada pelos relatos de colegas professores sobre suas práticas pedagógicas. Para entender as necessidades dos professores e suas crenças quanto ao material didático pedagógico utilizado em sala de aula, foram elaborados os seguintes questionamentos: Quais são as crenças dos professores de Língua Inglesa a respeito do livro didático no processo de ensino-aprendizagem na educação básica? As crenças dos professores refletem na escolha do livro didático? De que forma o livro didático é utilizado para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas públicas de Manaus? A fundamentação teórica foi dividida em três partes: Crenças docentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa baseadas nos estudos de Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004) e de Almeida Filho (2003); Livro Didático: Pesquisa, Conceito e História, com base nas pesquisas de Teixeira (2018), Munakata (2010) e Coracini (1999); Livro didático da Língua Inglesa e o Programa Nacional do Livro Didático, fundamentados nos postulados de Coracini (2011), BRASIL (2015) e Silva (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa apresenta natureza básica, abordagem qualiquantitativa e analítica e, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória, pois o estudo teve início baseado nas fontes bibliográficas a partir do problema de pesquisa. Esta investigação traz como resultado a crença docente sobre o livro didático como parte importante para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Foram observadas divergências quanto à apresentação e escolha do livro didático que não condizem com normas educacionais. Ao final da pesquisa, foi concluído que as crenças docentes estão intrinsicamente interligadas ao processo de ensino-aprendizagem, visto que a conduta do professor em sala de aula, em parte, condiz com o que acredita ser necessário para esse processo ao assumir uma identidade que é construída na formação inicial ou reconstruída na experiência adquirida ao longo do tempo de atuação.
author_additional Teixeira, Wagner Barros
author_additionalStr Teixeira, Wagner Barros
format Dissertação
author Pimentel, Kate Cristina Abreu
author2 http://lattes.cnpq.br/5388876662271320
author2Str http://lattes.cnpq.br/5388876662271320
title Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
title_short Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
title_full Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
title_fullStr Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
title_full_unstemmed Crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica da cidade de Manaus/AM
title_sort crenças dos professores de língua inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas da educação básica da cidade de manaus/am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8408
_version_ 1831969979251032064
score 11.753735