/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para a coleta foi realizado o...
Autor principal: | Lobato, Dnávia Miranda Neves |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6081374996017647, https://orcid.org/0000-0002-5728-5313 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8461 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84612023-12-01T05:03:33Z Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Lobato, Dnávia Miranda Neves Silva, Vera Lúcia Reis da http://lattes.cnpq.br/6081374996017647 http://lattes.cnpq.br/5466609811849753 Ferreira, Lúcio Fernandes Damasceno, Ednaceli Abreu https://orcid.org/0000-0002-5728-5313 Educação inclusiva - Humaitá (AM) Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Pedagógicas Inclusão escolar Transtorno do Espectro do Autismo Ensino regular Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e para a coleta foi realizado o Grupo Focal que contou com a participação de dez professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Humaitá/AM. A escola, lócus de estudo foi selecionada por ter o maior número de alunos com TEA no ensino regular no ano de 2019. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo, apresentados em três categorias voltadas ao conhecimento da inclusão e do TEA; às práticas pedagógicas e à formação dos professores. As respostas evidenciadas pela pesquisa, podem ser resumidas afirmando que os desafios das práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos com TEA, estão relacionados à falta ou superficialidade de conhecimentos para saber lidar com situações específicas que surgem no contexto do ensinar e do aprender em sala de aula; a falta de recursos humanos como o professor auxiliar e o cuidador; a necessidade de estrutura física e pedagógica na escola; salas de aula lotadas, dificultando atenção maior ao aluno com TEA; falta de incentivo institucional e pessoal para a formação continuada. Diante do emergido, foi possível perceber que na fala dos professores o respeito, a afetividade, a compreensão ao ritmo do aluno, a empatia, o trabalho em equipe e as experiências compartilhadas são estratégias de enfrentamento aos desafios que os professores se deparam no cotidiano da docência. Esperamos que este trabalho suscite o desejo pela busca de novos conhecimentos e reflexões pertinentes à temática desta pesquisa em que os professores que têm alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sintam-se desafiados em relação ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas para incluir e não excluir esses alunos. This work purposes to analyze the challenges of teachers in the exercise of teaching at the interface with the pedagogical practice developed in the regular classroom in which students with ASD are inserted. It is based on a qualitative approach and for the data collection, a Contact Group that had the participation of ten teachers from an elementary school from Humaitá, a city from Amazonas State. The school, locus of study, was selected for having the largest number of students with ASD in regular education in 2019. The collected data was processed in a Content Analysis, presented in three categories aimed at knowledge of inclusion and ASD ; pedagogical practices and teacher training. The highlighted responses by the survey can be summarized by stating that the challenges of teachers' pedagogical practices for the inclusion of students with ASD are related to the lack or superficiality of knowledge to know how to deal with specific situations that arise in the context of teaching and learning in classroom; the lack of human resources such as auxiliary teachers and caregivers; the need for physical and pedagogical structure at school; crowded classrooms, hindering greater attention to students with ASD; lack of institutional and personal incentive for continuing education. In view of this, it was possible to see that in the teachers' speeches, respect, affection, understanding at the student's pace, empathy, teamwork and shared experiences are coping strategies for the challenges that teachers face in the daily life of teaching. We expect that this work arouses the desire to search for new knowledge and reflections relevant to the theme of this research in which teachers who have students with Autism Spectrum Disorder (ASD), and feel challenged in relation to the development of their pedagogical practices to include and not exclude these students. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2021-09-22T01:33:01Z 2021-08-06 Dissertação LOBATO, Dnávia Miranda Neves. Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação inclusiva - Humaitá (AM) Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Pedagógicas Inclusão escolar Transtorno do Espectro do Autismo Ensino regular |
spellingShingle |
Educação inclusiva - Humaitá (AM) Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Pedagógicas Inclusão escolar Transtorno do Espectro do Autismo Ensino regular Lobato, Dnávia Miranda Neves Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
topic_facet |
Educação inclusiva - Humaitá (AM) Transtornos do Espectro Autista - Humaitá (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas Pedagógicas Inclusão escolar Transtorno do Espectro do Autismo Ensino regular |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios de professores no exercício da docência
na interface com a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula regular em que estão
inseridos alunos com TEA. Está fundamentado em uma pesquisa de abordagem qualitativa e
para a coleta foi realizado o Grupo Focal que contou com a participação de dez professores de
uma escola municipal de ensino fundamental de Humaitá/AM. A escola, lócus de estudo foi
selecionada por ter o maior número de alunos com TEA no ensino regular no ano de 2019. O
tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo, apresentados em três
categorias voltadas ao conhecimento da inclusão e do TEA; às práticas pedagógicas e à
formação dos professores. As respostas evidenciadas pela pesquisa, podem ser resumidas
afirmando que os desafios das práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos
com TEA, estão relacionados à falta ou superficialidade de conhecimentos para saber lidar com
situações específicas que surgem no contexto do ensinar e do aprender em sala de aula; a falta
de recursos humanos como o professor auxiliar e o cuidador; a necessidade de estrutura física
e pedagógica na escola; salas de aula lotadas, dificultando atenção maior ao aluno com TEA;
falta de incentivo institucional e pessoal para a formação continuada. Diante do emergido, foi
possível perceber que na fala dos professores o respeito, a afetividade, a compreensão ao ritmo
do aluno, a empatia, o trabalho em equipe e as experiências compartilhadas são estratégias de
enfrentamento aos desafios que os professores se deparam no cotidiano da docência. Esperamos
que este trabalho suscite o desejo pela busca de novos conhecimentos e reflexões pertinentes à
temática desta pesquisa em que os professores que têm alunos com o Transtorno do Espectro
do Autismo (TEA), e sintam-se desafiados em relação ao desenvolvimento de suas práticas
pedagógicas para incluir e não excluir esses alunos. |
author_additional |
Silva, Vera Lúcia Reis da |
author_additionalStr |
Silva, Vera Lúcia Reis da |
format |
Dissertação |
author |
Lobato, Dnávia Miranda Neves |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6081374996017647 https://orcid.org/0000-0002-5728-5313 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6081374996017647 https://orcid.org/0000-0002-5728-5313 |
title |
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
title_short |
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
title_full |
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
title_fullStr |
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
title_full_unstemmed |
Desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
title_sort |
desafios para as práticas pedagógicas de professores para a inclusão no ensino regular de alunos com transtorno do espectro do autismo (tea) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8461 |
_version_ |
1831969988358963200 |
score |
11.755432 |