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Dissertação
Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição –PrEP, para travestis e mulheres trans. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão narrativa da literatura, identificação dos temas geradores e produção da tecnologia educacional. A revisão narrativa...
Autor principal: | Jardim, Lucília de Fátima Santana |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4685069763241931, https://orcid.org/0000-0002-6320-5316 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8486 |
Resumo: |
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Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição –PrEP, para
travestis e mulheres trans. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão
narrativa da literatura, identificação dos temas geradores e produção da tecnologia educacional.
A revisão narrativa de literatura ocorreu com consultas às bases LILACS, BDENF e PUBMED.
Na segunda etapa, foram identificados os temas geradores com base em informações técnicas
do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-exposição de Risco à
Infecção pelo HIV e outras do Ministério da Saúde. Na terceira etapa, foi produzida a tecnologia
a partir da síntese dos resultados da revisão e dos temas geradores identificados. Resultados:
Na etapa de revisão, obteve-se 64 produções; após o processo de análise, obteve-se uma amostra
de 7 produções, publicadas entre 2015 e 2019; verificou-se que os estudos científicos
encontrados que evidenciassem tecnologias educacionais voltadas ao uso da PrEP foram
restritos a poucos estudos, no entanto evidenciaram a importância do uso de tecnologias
educacionais como redes sociais; aplicativo móvel para smartphone; plataformas on line de
aconselhamento e realização de testes para o HIV; informação entre pares; intervenções grupais
com pessoas trans que possibilitaram às mulheres trans e travestis sentirem-se acolhidas e que
também permitiram maior conhecimento e interesse pelo uso da PrEP. Na etapa de
identificação, emergiram 10 temas geradores: PrEP, Prevenção Combinada, Gerenciamento de
Risco, Parcerias Sorodiscordantes, Práticas Sexuais, Parcerias Sexuais, Esquema para uso da
PrEP, Cuidados para uso da PrEP, Adesão à PrEP, Eventos Adversos. Na etapa de produção,
delineou-se uma tecnologia educacional, intitulada “Vamos Combinar! Guia sobre profilaxia
pré-exposição ao HIV para mulheres trans e travestis”, que poderá ser veiculada na forma
impressa ou digital, com 29 páginas, organizada a partir de 11 tópicos, com textos e ilustrações
relacionados a PrEP. Considerações Finais: A tecnologia educacional produzida poderá
mediar processos de trabalhos educativos de profissionais de saúde com vistas à prevenção do
HIV na população de mulheres trans e travestis, contribuir para o trabalho pelos pares, de
prevenção e promoção à saúde sexual, promovida pelas ativistas trans e travestis de associações
e organizações da sociedade civil, do estado do Amazonas, sobre a importância da adesão e uso
da PrEP, fazendo uso de um guia com algumas especificidades elaboradas e direcionadas a essa
população, como a linguagem do “pajubá”, numa tentativa de melhor apropriação das
informações básicas e terapêuticas quanto ao uso dessa importante ferramenta biomédica de
prevenção. |