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Dissertação
Narrativa sobre água e os saberes ambientais Baniwa: contribuição para ensino de ciências na escola indígena de educação básica”
A fragmentação e a compartimentalização de conhecimentos escolares e cada vez mais descontextualizados das realidades locais, nos remeteu a buscar compreender e valorizar os saberes ambientais locais contextualizados para fazer a partir deles a (re)conexão do pensamento e conhecimentos com base n...
Autor principal: | Cardoso, Juvencio da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8892077310408337 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8495 |
Resumo: |
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A fragmentação e a compartimentalização de conhecimentos escolares e cada
vez mais descontextualizados das realidades locais, nos remeteu a buscar compreender
e valorizar os saberes ambientais locais contextualizados para fazer a partir deles a
(re)conexão do pensamento e conhecimentos com base no pensamento da
Complexidade Sistêmica. Nesse sentido, a pesquisa teve como principal objetivo
descrever as narrativas Baniwa sobre água, a partir das quais buscou-se compreender
níveis ambientais, microambientes e os possíveis nomes dos “seres” que os habitam, de
acordo a percepção local no sentido de produzir informações a partir destes para
colaborar para uma possibilidade de ensino interdisciplinar e intercultural na escola
indígena de educação básica. E tendo como três objetivos específicos: 1)
Caracterização das narrativas sobre água e dos microambientes encontrados no entorno
na comunidade de Canadá, rio Ayari; 2) Descrição da percepção sobre os
microambientes de captação de água para consumo na comunidade de Canadá e; 3)
Desenvolvimento do material didático pedagógico que proporcione o ensino
interdisciplinar tendo como tema gerador a água. Para desenvolvimento da pesquisa foi
utilizada a metodologia de estudo de caso proposto pelo Robert Yin como umas das
possibilidades para dar e estabelecer diversas evidências. A coleta de dados para
primeiro objetivo foi através da etnografia participando diretamente de dois rituais de
iniciação feminina e de cura para registros das narrativas sobre água, depois transcritas
para análise do discurso e resultou no Capítulo I que trata das narrativas sobre água e os
saberes ambientais Baniwa; O segundo objetivo, que devido à pandemia do COVID-
19, teve participação limitada de estudantes em ambiente formal, mas desenvolvida a
partir de conversas informais, observação direta da rotina das famílias e registro
fotográfico sobre os microambientes e resultou em Capítulo II que trata sobre a
descrição de microambientes do sistema lótico e lêntico da microbacia do rio Ayari e os
microecossistemas ribeirinhos encontrados no entorno das comunidades e; O terceiro
objetivo que resultou no Capítulo III desenvolvido a partir de sistematização de
palavras utilizadas nas narrativas e dos termos empregados na cotidianidade familiar
sobre os microambientes que resultou na elaboração de Pequeno Dicionário de Saberes
Ambientais Baniwa, validado no seminário que envolveu a participação de estudantes e
pessoas conhecedores da cultura Baniwa. |