Dissertação

Narrativa sobre água e os saberes ambientais Baniwa: contribuição para ensino de ciências na escola indígena de educação básica”

A fragmentação e a compartimentalização de conhecimentos escolares e cada vez mais descontextualizados das realidades locais, nos remeteu a buscar compreender e valorizar os saberes ambientais locais contextualizados para fazer a partir deles a (re)conexão do pensamento e conhecimentos com base n...

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Autor principal: Cardoso, Juvencio da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8892077310408337
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8495
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84952021-10-19T05:03:29Z Narrativa sobre água e os saberes ambientais Baniwa: contribuição para ensino de ciências na escola indígena de educação básica” Cardoso, Juvencio da Silva Schropfer, Edivania dos Santos http://lattes.cnpq.br/8892077310408337 http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Silva, Carlos Augusto da Rapozo, Pedro Henrique Coelho Ciências ambientais - Dicionários Índios Baniwa OUTROS Dicionário Baniwa Água Saberes ambientais Baniwa Microambientes A fragmentação e a compartimentalização de conhecimentos escolares e cada vez mais descontextualizados das realidades locais, nos remeteu a buscar compreender e valorizar os saberes ambientais locais contextualizados para fazer a partir deles a (re)conexão do pensamento e conhecimentos com base no pensamento da Complexidade Sistêmica. Nesse sentido, a pesquisa teve como principal objetivo descrever as narrativas Baniwa sobre água, a partir das quais buscou-se compreender níveis ambientais, microambientes e os possíveis nomes dos “seres” que os habitam, de acordo a percepção local no sentido de produzir informações a partir destes para colaborar para uma possibilidade de ensino interdisciplinar e intercultural na escola indígena de educação básica. E tendo como três objetivos específicos: 1) Caracterização das narrativas sobre água e dos microambientes encontrados no entorno na comunidade de Canadá, rio Ayari; 2) Descrição da percepção sobre os microambientes de captação de água para consumo na comunidade de Canadá e; 3) Desenvolvimento do material didático pedagógico que proporcione o ensino interdisciplinar tendo como tema gerador a água. Para desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia de estudo de caso proposto pelo Robert Yin como umas das possibilidades para dar e estabelecer diversas evidências. A coleta de dados para primeiro objetivo foi através da etnografia participando diretamente de dois rituais de iniciação feminina e de cura para registros das narrativas sobre água, depois transcritas para análise do discurso e resultou no Capítulo I que trata das narrativas sobre água e os saberes ambientais Baniwa; O segundo objetivo, que devido à pandemia do COVID- 19, teve participação limitada de estudantes em ambiente formal, mas desenvolvida a partir de conversas informais, observação direta da rotina das famílias e registro fotográfico sobre os microambientes e resultou em Capítulo II que trata sobre a descrição de microambientes do sistema lótico e lêntico da microbacia do rio Ayari e os microecossistemas ribeirinhos encontrados no entorno das comunidades e; O terceiro objetivo que resultou no Capítulo III desenvolvido a partir de sistematização de palavras utilizadas nas narrativas e dos termos empregados na cotidianidade familiar sobre os microambientes que resultou na elaboração de Pequeno Dicionário de Saberes Ambientais Baniwa, validado no seminário que envolveu a participação de estudantes e pessoas conhecedores da cultura Baniwa. Lima lhiehe nabittika nheette nheneeteeta kanhetsa liawa lhiehe ianheekhetti pakadzeeka taaka karoda liko. Nheette poadzale kapoetsa naadzani nhaa waanheekhe, ikatsa inaalika waamaka waanheeka nhaaha waanheekhe weema kaawa liko peri tsa, nanakhitte karo wadia wheta iwapiñeeta nheette ianheekhetti Phiome dali Ikoawale. Kadzo dali ikoawale wakakoeta nakaitepe kaa ooni nako nhaa Medzeniakonai, waama karo waanheeka nakapakaa heekoapi, neema karoaphipe nako nheette nanako tsakhaa nhaa liyopikanaa. Wadzanako yaakotti nanako iketsindata kawape paakadzeekataka inhekhetti liinaiwaaka nheette peemakaa nako dali painaiwaaka. Madalida nako kanhetsa: 1) Wadana karo nakaitepekaa ooni nheette neema kawape nako aanha Koitsiali ipokodee riko, Ayali riko; 2) Wadana karo koameka nakapakaa nanako nhaa nheta kaawape nairawa ooni kano aaha Koitsili; nheette 3) Wadeenhi karo pakadzeekata xoopawa liinaiwaaka ooni nakotte dali. Wakakoeta karo linako wadee likhaanaa pakapawape ikoawale likaite kapidzo dali lhiehe Robert Yin kadzo pida likoa pawapaka pakapa koame dali katsa. Kadzo likeñothe hiepa kanaa ikoawale dzo wakapa nainai dzamada nawakeetaaka karoda, apada kalidzamai nheette apada maliiri iarokheetti, nanakhitte wadana Kapitolo I ikaiperi ooni nako nheette nanheekhe heekoapi nako; Dzamadza xoopa lhiepa kanaa ikoawale, lima lhie irenaati COVID-19, ñame phaa metseeka likoa padeenhika naapidza nhaa ikadzeeka taakapewa, metsa wadeenhi katsani kaako pedakhe riko tsa whaa, wawapakakhe riko wakapa nadeenhikaa nheette wheta nhenaaphia, kadzoina limottowa Kapitolo II ikaiteperi nanako nhaaha lipoipere yaanaa, nheette likanalia kano aaperi aaha Ayali nheette kalipekaleettanaitope nako linomapianaa peritsa aaperi aaha weema kaawa liko nheette e; Madalida xoopa ni ikattsani Kapitolo III wadeenhiri nayo nhaa iakottidape himakaatti riko peri nheette nakaitepe kaa liko peri neema kaawa nako, ikatsa ikadaa lika wadeenhi tsoodalitsa iakotthiaro Medzeniako ianheekhe neema kaawa nako peri, na haapeeta liika nawakaaka karoda liko naapiza nhaa ikadzeekataaka kapewa nheette aphepapenaa ianheekape Medzeniako nai iemakaa nako. 2021-10-18T20:12:53Z 2021-07-29 Dissertação CARDOSO, Juvêncio da Silva. Narrativa sobre água e os saberes ambientais Baniwa: contribuição para ensino de ciências na escola indígena de educação básica”. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8495 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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