Dissertação

Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física

As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a inv...

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Autor principal: Xavier, Márcia de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
Resumo:
As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.