Dissertação

Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física

As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a inv...

ver descrição completa

Autor principal: Xavier, Márcia de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8581
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85812021-12-10T05:03:33Z Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física A mediation proposal for remote experimentation in physics teaching Xavier, Márcia de Souza Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/2150660153792443 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Pio, José Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 Cabral Neto, João dos Santos http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 Ensino de Física Ensino auxiliado por computador CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Laboratório Remoto Física Mediação Ambiente Virtual de Aprendizagem As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física. The reasons why high school students manifest difficulties in learning basic physics concepts are varied. The lack of physical laboratories and experimental practices have contributed to the worsening of the situation. This is one of the reasons that encourages educational institutions to invest in research to find solutions that meet this need and Remote Access Laboratories are a considerable alternative. The system designed, Remote Access Physics Laboratory, called LARF, was developed and evaluated in order to enable the process of Mediation in teaching and learning physics in remote experiments. The tool uses the Moodle Learning Management System, where the experimentation that makes up the remote laboratory is inserted, as well as all the didactic instruments. In this system, teacher and student talk through a chat, where the student receives guidance, explanations and can answer questions about the subjects of Physics studied. The approach is based on Vygotsky's concepts of Mediation and Proximal Development Zone. The applied research methodology made it possible to carry out evaluations, through a basic qualitative study in an educational environment, and the results achieved demonstrated that the methodological proposal is efficient. In addition, teachers and students expressed an interest in using the approach, not only in other sub-areas of Physics but also in other areas, as they believe that the methodology helps to understand elementary concepts of Physics. 2021-12-09T22:43:53Z 2020-03-02 Dissertação XAVIER, Márcia de Souza. Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Xavier, Márcia de Souza
Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
topic_facet Ensino de Física
Ensino auxiliado por computador
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Laboratório Remoto
Física
Mediação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
description As razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.
author_additional Magalhães Netto, José Francisco de
author_additionalStr Magalhães Netto, José Francisco de
format Dissertação
author Xavier, Márcia de Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
author2Str http://lattes.cnpq.br/2150660153792443
title Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_short Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_full Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_fullStr Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_full_unstemmed Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física
title_sort uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de física
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
_version_ 1831970016808927232
score 11.755432