Dissertação

Educação Ambiental em espaço escolar multicultural em São Gabriel da Cachoeira, AM

O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto rio Negro, tem população estimada em 44.816 pessoas, segundo o IBGE. A composição populacional é formada por 90% de indígenas e 10% de não indígenas, situação que lhe destaca como maior município com predominância indígena no Brasil. Tal...

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Autor principal: Silva, Osmar Cordeiro da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6583459027107047
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8589
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85892021-12-14T05:03:26Z Educação Ambiental em espaço escolar multicultural em São Gabriel da Cachoeira, AM Silva, Osmar Cordeiro da Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/6583459027107047 Lattes Indisponível Santos, Nubia Dias dos Luciano, Gersem José dos Santos Cavalcante, Katia Viana Multiculturalismo - São Gabriel da Cachoeira (AM) Educação ambiental - Aspectos sociais - São Gabriel da Cachoeira (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Multiculturalismo Prática Pedagógica Ensino Aprendizagem O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Alto rio Negro, tem população estimada em 44.816 pessoas, segundo o IBGE. A composição populacional é formada por 90% de indígenas e 10% de não indígenas, situação que lhe destaca como maior município com predominância indígena no Brasil. Tal proporcionalidade também está presente na escola, fato que merece atenção pelo viés dos estudos multiculturais, como é realidade na Escola Estadual Dom João Marchesi. Nessa escola os docentes e discentes são indígenas de diversas etnias do Rio Negro, seus afluentes e subafluentes. Os indígenas convivem com não indígenas nascidos tanto em São Gabriel como em outros estados brasileiros, geralmente filhos de militares, cujos pais estão designados para prestar serviços. Acrescentam-se ainda crianças e jovens de países vizinhos como o Peru e a Colômbia. É, portanto, um espaço de pluralidade cultural. À escola cabe o desafio de trabalhar um currículo em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, numa perspectiva de educação para a cidadania, para paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais, uma vez que as diversas culturas nas sociedades contemporâneas nos remetem ao termo “multiculturalismo”, o qual é representado pela presença de diversos povos, inclusive comunidades tradicionais. A presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a relação entre Educação Ambiental e o Multiculturalismo, no intuito de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Escola Estadual Dom João Marchesi. Os objetivos específicos foram assim definidos: compreender a importância da Educação Ambiental em escola multicultural; identificar as percepções sobre a conservação ambiental no ambiente escolar lócus da pesquisa e propor a Educação Ambiental para espaço escolar multicultural, por meio de um guia metodológico como instrumento didático. Trata-se de um estudo descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa. A pesquisa documental foi feita nos documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico (PPP), planos de ensino e de aula, e no Regimento Geral das escolas estaduais do Amazonas. Em campo foram realizadas entrevistas, observação direta, aplicados questionários para docentes e discentes do Ensino Médio. Como contribuição deste trabalho foi elaborado um guia metodológico de educação ambiental para o ensino em Ciências Ambientais em escolas multiculturais a partir de percepções e práticas pedagógicas dos docentes e discentes de forma participativa e colaborativa, para ser utilizado como material didático é instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem na escola. O ambiente escolar é considerado um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação ambiental, mas faz-se necessário uma transformação das práticas pedagógicas existentes atualmente. The municipality of São Gabriel da Cachoeira, located in the Upper no Rio Negro, has an estimated population of 44,816 people, according to the IBGE. The population composition is formed by 90% of indigenous and 10% non-indigenous, a situation that stands out as the largest municipality with indigenous predominance in Brazil. Such proportionality is also present in the school, a fact that deserves attention due to the bias of multicultural studies, as is the reality at Dom João Marchesi State School. In this school, the teachers and students are indigenous of several ethnic groups of Rio Negro, its tributaries, and sub-tributaries. Indigenous people live with non-indigenous people born in São Gabriel and other Brazilian states, usually children of military men whose parents are assigned to provide services. Children and young people from neighboring countries such as Peru and Colombia. It is therefore a cultural plurality space. The school has the challenge of working a curriculum in favor of the formation of identities open to this cultural plurality, in a perspective of education for citizenship, for peace, for ethics in interpersonal relations, for the critique of social and cultural inequalities, since the diverse cultures in contemporary societies refer us to the term “multiculturalism”, which is represented by the presence of diverse peoples, including traditional communities. This research aims to reflect on the relationship between Environmental Education and Multiculturalism, to contribute to the teaching of Environmental Sciences at Dom João Marchesi State School. The specific objectives were thus defined to understand the importance of Environmental Education in a multicultural school, to identify perception about Environmental conservation in the school environment, locus of the research, and to propose Environmental Education for a multicultural school space, through a methodological guide with didactic instrument. This is a descriptive and explanatory study with a qualitative approach. It will collect data from school documents such as the Pedagogical Political Project (PPP), the teaching, class, and school action plans and the General Regiment of the state schools of Amazonas. In the field interviews were conducted, direct observation, and questionnaires were applied to high school teachers and students. As a contribution to this work, a methodological guide for Environmental Education for teaching in Environmental Sciences in multicultural schools was developed based on the perceptions and pedagogical practices on the will be adopted to identify the pedagogical practices of teachers and students in a participatory and collaborative way, to be used as didactic material and facilitating instrument in the teaching-learning process at school. The school environment is considered a privileged space for the development of environmental education, but a transformation of the pedagogical practices that exist today is necessary. 2021-12-13T20:44:29Z 2021-09-08 Dissertação SILVA, Osmar Cordeiro da. Educação Ambiental em espaço escolar multicultural em São Gabriel da Cachoeira, AM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8589 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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