Dissertação

Marca de oralidade na produção textual de discente no 1º do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL)

O estudo presente tem como objetivo analisar as marcas de oralidade no gênero textual redação escolar escrito por discentes do 1o ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas, localizado no Campus Manaus da Zona Leste e situado no bairro Zumbi dos Palmares. Além do objetivo geral, a pesquisa...

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Autor principal: Pinto, Francisco Brito
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0701149334682697, ID Lattes: 0701149334682697
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8597
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85972021-12-17T05:03:29Z Marca de oralidade na produção textual de discente no 1º do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL) Pinto, Francisco Brito Azevedo, Orlando da Silva http://lattes.cnpq.br/0701149334682697 http://lattes.cnpq.br/2364892043249862 Corrêa, Hydelvidia Cavalcante de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4552974284166621 Rosas, Robert Langlady Lira http://lattes.cnpq.br/3114550584042215 ID Lattes: 0701149334682697 Análise linguística Língua Portuguesa - Estudo Lingüística - Pesquisa Língua portuguesa - Vícios de linguagem LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Oralidade e escrita Ensino de língua portuguesa Sociolinguística variacionista Sociolinguística educacional0 Línguistica textual O estudo presente tem como objetivo analisar as marcas de oralidade no gênero textual redação escolar escrito por discentes do 1o ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas, localizado no Campus Manaus da Zona Leste e situado no bairro Zumbi dos Palmares. Além do objetivo geral, a pesquisa pretendeu: I) Registrar desvios do padrão ortográfico a partir das categorias postuladas por Bortoni-Ricardo (2005); II) Identificar, no gênero textual redação escolar, a modalidade tipológica mais predominante; III) Verificar, nas produções escritas, as ocorrências de expressões coloquiais, repetições e/ou anáforas, clichês, gírias, marcadores conversacionais, construções de anacolutos e/ou frases inacabadas, modalizadores e formas verbais subjuntivas; IV) averiguar se o parâmetro sexual (feminino e masculino) exerce influência no que diz respeito à apropriação de traços da oralidade nas produções textuais. A pesquisa se fundamenta nos estudos de Variação Linguística propostos por Labov (2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007, 2015, 2017), Calvet (2002), Koch (2010), Castilho (1998) e Soares (2000). Este estudo foi realizado através da plataforma educacional google meet durante a ministração das aulas de Língua Portuguesa com os respectivos alunos do 1o ano do Ensino Médio. Os parâmetros para análise das interferências da oralidade nos textos dissertativo- argumentativos dos alunos foram: tipologia textual dissertativo-argumentativa, desvios ortográficos, ocorrência coloquial, ocorrência de anáfora ou repetição, ocorrências de clichês, ocorrência de gíria, ocorrência de marcador conversacional, ocorrência de elipse, ocorrência de anacoluto ou de frases inacabadas, ocorrência de modalizador e ocorrência de formas verbais subjuntivas. Os resultados mostram traços linguísticos característicos da oralidade nas produções escritas dos discentes. The present study aims to analyze the marks of orality in the textual genre composition written by students in the 1st year of high school at the Federal Institute of Amazonas, located on the Manaus Campus in the East Zone and located in the Zumbi dos Palmares district. In addition to the general objective, the research intended: I) Record deviations from the spelling pattern from the categories postulated by Bortoni-Ricardo (2005); II) Identify the most predominant typological modality in the textual genre composition; III) Verify, in written productions, the occurrences of colloquial expressions, repetitions and/or anaphoras, clichés, slang, conversational markers, constructions of anacoluttos and/or unfinished sentences, modalizers and subjunctive verb forms; IV) investigate whether the sexual parameter (female and male) exerts influence with regard to the appropriation of orality traits in textual productions. The research is based on the Linguistic Variation studies proposed by Labov (2008 [1972]), in the studies of Marcuschi (2010), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007, 2015, 2017), Calvet (2002), Koch (2010), Castilho (1998) and Soares (2000). This study was carried out through the educational platform google meet during Portuguese language classes with the respective 1st year high school students. The parameters for analyzing the interference of orality in the students' essay-argumentative texts were: essay-argumentative textual typology, spelling deviations, colloquial occurrence, occurrence of anaphora or repetition, occurrences of clichés, occurrence of slang, occurrence of conversational marker, occurrence of ellipse, occurrence of anacoluto or unfinished sentences, occurrence of modifier and occurrence of subjunctive verb forms. The results show characteristic linguistic traits of orality in the students' written productions. Muito fácil porque há o passo a passo para preencher 2021-12-16T18:45:07Z 2021-09-30 Dissertação PINTO, Francisco brito. Marca de oralidade na produção textual de discente no 1º do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste (FAM/CMZL). 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8597 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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description O estudo presente tem como objetivo analisar as marcas de oralidade no gênero textual redação escolar escrito por discentes do 1o ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas, localizado no Campus Manaus da Zona Leste e situado no bairro Zumbi dos Palmares. Além do objetivo geral, a pesquisa pretendeu: I) Registrar desvios do padrão ortográfico a partir das categorias postuladas por Bortoni-Ricardo (2005); II) Identificar, no gênero textual redação escolar, a modalidade tipológica mais predominante; III) Verificar, nas produções escritas, as ocorrências de expressões coloquiais, repetições e/ou anáforas, clichês, gírias, marcadores conversacionais, construções de anacolutos e/ou frases inacabadas, modalizadores e formas verbais subjuntivas; IV) averiguar se o parâmetro sexual (feminino e masculino) exerce influência no que diz respeito à apropriação de traços da oralidade nas produções textuais. A pesquisa se fundamenta nos estudos de Variação Linguística propostos por Labov (2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007, 2015, 2017), Calvet (2002), Koch (2010), Castilho (1998) e Soares (2000). Este estudo foi realizado através da plataforma educacional google meet durante a ministração das aulas de Língua Portuguesa com os respectivos alunos do 1o ano do Ensino Médio. Os parâmetros para análise das interferências da oralidade nos textos dissertativo- argumentativos dos alunos foram: tipologia textual dissertativo-argumentativa, desvios ortográficos, ocorrência coloquial, ocorrência de anáfora ou repetição, ocorrências de clichês, ocorrência de gíria, ocorrência de marcador conversacional, ocorrência de elipse, ocorrência de anacoluto ou de frases inacabadas, ocorrência de modalizador e ocorrência de formas verbais subjuntivas. Os resultados mostram traços linguísticos característicos da oralidade nas produções escritas dos discentes.
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