Dissertação

Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional

A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Cyntia Maria Loiola dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3334813852898870, https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8807
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88072022-04-13T05:03:31Z Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional Santos, Cyntia Maria Loiola dos Mezzalira, Adinete Sousa da Costa http://lattes.cnpq.br/3334813852898870 http://lattes.cnpq.br/6144105755390194 Silva, Iolete Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 Rotondano, Érica Vidal http://lattes.cnpq.br/3874466468716941 https://orcid.org/0000-0002-7225-9834 Discriminação de sexo - Manaus (AM) Igualdade na educação - Manaus (AM) Psicólogos escolares - Prática CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO Educação Diferenças Discriminação Equidade de gênero Escola A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo. The research was carried out in an Educational Institution of the Private Network of Manaus-Am, with two teachers and one teacher through an individual interview, online. With the aim of investigating the view of teachers about the factors that affect gender relations in the school context and verifying how these education professionals act in the face of gender demands in the classroom, considering the importance of the school as a space for debates, discussions and critical reflections in order to combat prejudice, discrimination and promote gender equity. It is believed that education is one of the means by which gender equity can be promoted, thus reducing the number of violence against women. The results point out: (i) the role of the school as a reproducer of stereotypes of femininity and masculinity (ii) gaps in the training of educators regarding gender issues. The school space, therefore, does not present itself as an environment of equitable relationships and learning in which there are reflections and confrontation of inequality processes, but a place that generates and reproduces an education based on sexism. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2022-04-12T19:23:51Z 2021-06-15 Dissertação SANTOS, Cyntia Maria Loiola dos. Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
spellingShingle Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
Santos, Cyntia Maria Loiola dos
Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
topic_facet Discriminação de sexo - Manaus (AM)
Igualdade na educação - Manaus (AM)
Psicólogos escolares - Prática
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO
Educação
Diferenças
Discriminação
Equidade de gênero
Escola
description A pesquisa foi realizada em um estabelecimento de ensino da rede particular de Manaus-Am, com duas professoras e um professor através de entrevista individual, de modo on-line. Com o objetivo de investigar a visão das professoras e dos professores sobre os fatores que implicam nas relações de gênero no contexto escolar e verificar como esses/essas profissionais da educação atuam frente às demandas de gênero em sala de aula, considerando a importância da escola enquanto espaço de debates, discussões e reflexões críticas a fim de combater o preconceito, a discriminação e promover a equidade de gênero. Acredita- se que a educação é um dos meios pelos quais se pode promover a equidade de gênero, assim, diminuir o número de violência contra as mulheres. Os resultados apontam: (i) o papel da escola como reprodutora de estereótipos de feminilidade e masculinidade, e (ii) lacunas na formação das educadoras e dos educadores quanto a temática de gênero. O espaço escolar, portanto, não se apresenta como um ambiente de relações e aprendizagens equitativas em que há reflexões e enfrentamento de processos de desigualdade, mas um lugar gerador e reprodutor de uma educação fundamentada no sexismo.
author_additional Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
author_additionalStr Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
format Dissertação
author Santos, Cyntia Maria Loiola dos
author2 http://lattes.cnpq.br/3334813852898870
https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
author2Str http://lattes.cnpq.br/3334813852898870
https://orcid.org/0000-0002-7225-9834
title Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_short Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_full Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_fullStr Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_full_unstemmed Como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
title_sort como as diferenças se transformam em desigualdade no contexto educacional
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8807
_version_ 1831970062720827392
score 11.753735