Relatório de Pesquisa

Treino de habilidades fonológicas no processo de aquisição de leitura em crianças de 5 anos da Educação Infantil em uma escola particular de Manaus

O presente projeto visa dar continuidade à pesquisa realizada pela autora em seu trabalho de PIBIC 2014-2015, onde se investigou o efeito do treino de habilidades fonológicas sobre o processo de aquisição de leitura em 24 crianças do 1º ano do Ensino fundamental de uma escola particular de Manaus, a...

ver descrição completa

Autor principal: Cyntia Maria Castro Loiola
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5396
Resumo:
O presente projeto visa dar continuidade à pesquisa realizada pela autora em seu trabalho de PIBIC 2014-2015, onde se investigou o efeito do treino de habilidades fonológicas sobre o processo de aquisição de leitura em 24 crianças do 1º ano do Ensino fundamental de uma escola particular de Manaus, a qual atua orientada por uma perspectiva construtivista. Buscando a consolidação de dados tendo em vista futuras publicações, propõe-se um novo estudo voltado para crianças do 3º período da Educação Infantil submetendo-as aos mesmos procedimentos metodológicos da pesquisa anterior. Assim, pretende-se realizar treinos de desenvolvimento de habilidades fonológicas (discriminação de palavras, de rimas, de aliteração, de sílabas e de fonemas), os quais serão precedidos por um Pré-teste e se averiguará a eficiência dos mesmos por um pós-teste para cada habilidade.