Dissertação

As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas

Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte teórico na doc...

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Autor principal: Medeiros, Eliana de Macedo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5041015416616457
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8876
Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte teórico na docência do ensino superior, os estudos de Nóvoa (2017), Franco (2015, 2016), Cunha (2009, 2010), Pimenta e Anastasiou (2010) e Silva (2019); e na perspectiva Abordagem Instrumental: Monteiro (2009, 2015), Vian Jr (2015), Ramos (2005, 2015) e Celani (2016). E com o propósito de ir em busca de respostas para a inquietação que move o estudo, foi levantado o seguinte problema: Qual a percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da docência universitária na disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM? E como objetivo geral, analisar as percepções dos professores de Inglês para Fins Específicos sobre suas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de IFE. A pesquisa foi delineada na perspectiva da abordagem qualitativa tendo a Entrevista Narrativa como a técnica de coleta de dados. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo. A pesquisa revelou a necessidade de haver preparação de professores para a disciplina IFE, desde a formação inicial em relação a conhecimentos específicos, e não apenas voltada à habilidade de leitura. Também, o uso da tecnologia, em especial no período pandêmico, contribuiu com as práticas pedagógicas dos professores, com ênfase às metodologias ativas, como o diário de aprendizagem, aula invertida, elaboração de materiais didáticos que suscitaram experiências significativas para o diálogo, a interação e confidências pessoais, escolares e acadêmicas. Outras questões, foram evidenciadas, como: a necessidade de repensar as ementas e os objetivos da disciplina IFE a ser ofertada nos diversos cursos, bem como o repensar da nomenclatura que, ainda, persiste como Inglês Instrumental. Em referência a problemática levantada “percepção que os docentes têm em relação as práticas pedagógicas na docência universitária” trouxe em evidência que ministrar a disciplina de IFE é, também, uma atividade complexa e cheia de desafios, que carece de mais atenção por parte da instituição e dos professores. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o papel do Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM, oportunizando o público a que essa disciplina se destina para saber a real necessidade de sua ministração nos cursos da graduação.