/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas
Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte teórico na doc...
Autor principal: | Medeiros, Eliana de Macedo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8876 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8876 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88762025-03-27T18:31:46Z As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas Medeiros, Eliana de Macedo Silva, Vera Lúcia Reis da http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 http://lattes.cnpq.br/5466609811849753 Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos Batista, Eliane Regina Martins Língua inglesa Língua inglesa - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas pedagógicas Docência universitária Inglês para Fins Específicos Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte teórico na docência do ensino superior, os estudos de Nóvoa (2017), Franco (2015, 2016), Cunha (2009, 2010), Pimenta e Anastasiou (2010) e Silva (2019); e na perspectiva Abordagem Instrumental: Monteiro (2009, 2015), Vian Jr (2015), Ramos (2005, 2015) e Celani (2016). E com o propósito de ir em busca de respostas para a inquietação que move o estudo, foi levantado o seguinte problema: Qual a percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da docência universitária na disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM? E como objetivo geral, analisar as percepções dos professores de Inglês para Fins Específicos sobre suas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de IFE. A pesquisa foi delineada na perspectiva da abordagem qualitativa tendo a Entrevista Narrativa como a técnica de coleta de dados. O tratamento dos dados coletados foi à luz da Análise de Conteúdo. A pesquisa revelou a necessidade de haver preparação de professores para a disciplina IFE, desde a formação inicial em relação a conhecimentos específicos, e não apenas voltada à habilidade de leitura. Também, o uso da tecnologia, em especial no período pandêmico, contribuiu com as práticas pedagógicas dos professores, com ênfase às metodologias ativas, como o diário de aprendizagem, aula invertida, elaboração de materiais didáticos que suscitaram experiências significativas para o diálogo, a interação e confidências pessoais, escolares e acadêmicas. Outras questões, foram evidenciadas, como: a necessidade de repensar as ementas e os objetivos da disciplina IFE a ser ofertada nos diversos cursos, bem como o repensar da nomenclatura que, ainda, persiste como Inglês Instrumental. Em referência a problemática levantada “percepção que os docentes têm em relação as práticas pedagógicas na docência universitária” trouxe em evidência que ministrar a disciplina de IFE é, também, uma atividade complexa e cheia de desafios, que carece de mais atenção por parte da instituição e dos professores. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o papel do Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM, oportunizando o público a que essa disciplina se destina para saber a real necessidade de sua ministração nos cursos da graduação. This research has as its object of study pedagogical practices in university teaching, with singularity in the discipline of English for Specific Purposes, carried out through the Postgraduate Program in Science and Humanities Teaching - PPGECH/UFAM. Its main theoretical contribution to higher education teaching is the studies of Nóvoa (2017), Franco (2015, 2016), Cunha (2009, 2010), Pimenta and Anastasiou (2010) and Silva (2019); and in the Instrumental Approach perspective: Monteiro (2009, 2015), Vian Jr (2015), Ramos (2005, 2015) and Celani (2016). And with the purpose of going in search of answers to the restlessness that moves the study, the following problem was raised: What is the perception of teachers about the pedagogical practices developed in the exercise of university teaching in the discipline of English for Specific Purposes in UFAM courses? And as a general objective, to analyze the perceptions of English for Specific Purposes teachers about their pedagogical practices developed in IFE classes. The research was designed from the perspective of a qualitative approach, having the Narrative Interview as the data collection technique. The treatment of the collected data was based on Content Analysis. The research revealed the need to prepare teachers for the IFE discipline, from initial training in relation to specific knowledge, and not just focused on reading skills. Also, the use of technology, especially in the pandemic period, contributed to the pedagogical practices of teachers, with emphasis on active methodologies, such as the learning diary, inverted class, preparation of teaching materials that raised significant experiences for dialogue, interaction and personal, school and academic confidences. Other issues were highlighted, such as: the need to rethink the syllabus and objectives of the IFE discipline to be offered in the different courses, as well as the rethinking of the nomenclature that still persists as Instrumental English. In reference to the problem raised, “the perception that teachers have in relation to pedagogical practices in university teaching” brought to light that teaching the subject of IFE is also a complex activity and full of challenges, which needs more attention from the institution. and of the teachers. In view of the evidence, the research refers to reflections on the role of English for Specific Purposes in UFAM courses, providing the public to whom this discipline is intended to know the real need for its delivery in undergraduate courses. 2022-05-12T18:35:54Z 2022-04-14 Dissertação MEDEIROS, Eliana de Macedo. As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8876 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Língua inglesa Língua inglesa - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas pedagógicas Docência universitária Inglês para Fins Específicos |
spellingShingle |
Língua inglesa Língua inglesa - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas pedagógicas Docência universitária Inglês para Fins Específicos Medeiros, Eliana de Macedo As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
topic_facet |
Língua inglesa Língua inglesa - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas pedagógicas Docência universitária Inglês para Fins Específicos |
description |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo práticas pedagógicas na docência universitária, com
singularidade na disciplina de Inglês para Fins Específicos, realizada por meio do Programa de Pós-
graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM. Tem como principal aporte
teórico na docência do ensino superior, os estudos de Nóvoa (2017), Franco (2015, 2016), Cunha (2009,
2010), Pimenta e Anastasiou (2010) e Silva (2019); e na perspectiva Abordagem Instrumental: Monteiro
(2009, 2015), Vian Jr (2015), Ramos (2005, 2015) e Celani (2016). E com o propósito de ir em busca
de respostas para a inquietação que move o estudo, foi levantado o seguinte problema: Qual a percepção
dos professores sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no exercício da docência universitária na
disciplina de Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM? E como objetivo geral, analisar as
percepções dos professores de Inglês para Fins Específicos sobre suas práticas pedagógicas
desenvolvidas nas aulas de IFE. A pesquisa foi delineada na perspectiva da abordagem qualitativa tendo
a Entrevista Narrativa como a técnica de coleta de dados. O tratamento dos dados coletados foi à luz da
Análise de Conteúdo. A pesquisa revelou a necessidade de haver preparação de professores para a
disciplina IFE, desde a formação inicial em relação a conhecimentos específicos, e não apenas voltada
à habilidade de leitura. Também, o uso da tecnologia, em especial no período pandêmico, contribuiu
com as práticas pedagógicas dos professores, com ênfase às metodologias ativas, como o diário de
aprendizagem, aula invertida, elaboração de materiais didáticos que suscitaram experiências
significativas para o diálogo, a interação e confidências pessoais, escolares e acadêmicas. Outras
questões, foram evidenciadas, como: a necessidade de repensar as ementas e os objetivos da disciplina
IFE a ser ofertada nos diversos cursos, bem como o repensar da nomenclatura que, ainda, persiste como
Inglês Instrumental. Em referência a problemática levantada “percepção que os docentes têm em relação
as práticas pedagógicas na docência universitária” trouxe em evidência que ministrar a disciplina de IFE
é, também, uma atividade complexa e cheia de desafios, que carece de mais atenção por parte da
instituição e dos professores. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o papel do
Inglês para Fins Específicos nos cursos da UFAM, oportunizando o público a que essa disciplina se
destina para saber a real necessidade de sua ministração nos cursos da graduação. |
author_additional |
Silva, Vera Lúcia Reis da |
author_additionalStr |
Silva, Vera Lúcia Reis da |
format |
Dissertação |
author |
Medeiros, Eliana de Macedo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5041015416616457 |
title |
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
title_short |
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
title_full |
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas de professores de Inglês para Fins Específicos na Universidade Federal do Amazonas |
title_sort |
as práticas pedagógicas de professores de inglês para fins específicos na universidade federal do amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8876 |
_version_ |
1831970072089853952 |
score |
11.753735 |