/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino e a construção do conceito geográfico de paisagem em ambiente virtual pelos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas
As novas tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional proporciona o ensino de geografia para os mais de trinta mil alunos matriculados por ano através de aulas por mediação tecnológica. Para essa pesquisa buscamos responder os seguintes questionamentos: O uso das novas tecnologia...
Autor principal: | Xavier, Andreza Fernandes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1295714500201326 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8984 |
Resumo: |
---|
As novas tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional proporciona o ensino de geografia para os mais de trinta mil alunos matriculados por ano através de aulas por mediação tecnológica. Para essa pesquisa buscamos responder os seguintes questionamentos: O uso das novas tecnologias contribui para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes? Quais as abordagens teóricas-metodológicas presentes nos planos de aulas? O principal objetivo dessa pesquisa é demonstrar como o conceito de paisagem aparece no material produzido pelos professores do componente de Geografia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, nos anos letivos de 2018 e 2019 para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Identificamos nas práticas pedagógicas que os conceitos de paisagem usados na mediação tecnológica estão fincados na geografia tradicional positivista onde o homem seria o responsável principal pelas mudanças da paisagem. Essa pesquisa foi realizada através de entrevistas com os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, com análises dos planos de aulas do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio juntamente com as propostas curriculares da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Essa pesquisa é de grande relevância para a realização de futuras discussões e alinhamento das abordagens teóricos-metodológicas entre os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. |