Dissertação

O ensino e a construção do conceito geográfico de paisagem em ambiente virtual pelos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas

As novas tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional proporciona o ensino de geografia para os mais de trinta mil alunos matriculados por ano através de aulas por mediação tecnológica. Para essa pesquisa buscamos responder os seguintes questionamentos: O uso das novas tecnologia...

ver descrição completa

Autor principal: Xavier, Andreza Fernandes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1295714500201326
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8984
Resumo:
As novas tecnologias de informação e comunicação como recurso educacional proporciona o ensino de geografia para os mais de trinta mil alunos matriculados por ano através de aulas por mediação tecnológica. Para essa pesquisa buscamos responder os seguintes questionamentos: O uso das novas tecnologias contribui para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes? Quais as abordagens teóricas-metodológicas presentes nos planos de aulas? O principal objetivo dessa pesquisa é demonstrar como o conceito de paisagem aparece no material produzido pelos professores do componente de Geografia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas, nos anos letivos de 2018 e 2019 para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Identificamos nas práticas pedagógicas que os conceitos de paisagem usados na mediação tecnológica estão fincados na geografia tradicional positivista onde o homem seria o responsável principal pelas mudanças da paisagem. Essa pesquisa foi realizada através de entrevistas com os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, com análises dos planos de aulas do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio juntamente com as propostas curriculares da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Essa pesquisa é de grande relevância para a realização de futuras discussões e alinhamento das abordagens teóricos-metodológicas entre os professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas.