Dissertação

LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.

O presente estudo tem como objetivo trazer a compreensão da realidade do processo inclusivo do aluno, seus desafios no ensino aprendizagem. Sua realização se deu pela efetivação da caracterização de uso da Libras com alunos surdos na escola; explicitação do processo de inclusão dos surdos na relaçã...

ver descrição completa

Autor principal: Vargas, Jefferson Aristiano
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6520740321166948
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9008
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9008
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90082022-08-12T18:05:04Z LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO. Vargas, Jefferson Aristiano Andrade, Aldair Oliveira De http://lattes.cnpq.br/6520740321166948 http://lattes.cnpq.br/4261012017955416 Barba, Clarides Henrich de http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 Pinto, Valmir Flores http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Surdo Libras Inclusão Contexto escolar O presente estudo tem como objetivo trazer a compreensão da realidade do processo inclusivo do aluno, seus desafios no ensino aprendizagem. Sua realização se deu pela efetivação da caracterização de uso da Libras com alunos surdos na escola; explicitação do processo de inclusão dos surdos na relação pedagógica; investigação do nível de interpretação do aluno surdo; Identificação das tensões existentes nas relações entre a comunicação e compreensão de Libras com alunos surdos na escola; descrição das relações de comunicação e compreensão existentes entre o surdo e os professores; descrição de como a dinâmica de Libras interfere na comunicação e compreensão dos sujeitos. Para esta investigação foi utilizado o método indutivo através de entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica foi desenvolvida a partir dos históricos e anais inferentes a necessidade dos surdos no Brasil. As investigações e pesquisa foram embasadas por meio das entrevistas, onde foi possível fazer uma análise das práticas observadas nas falas dos entrevistados. Entendemos que esta pesquisa gerou uma conscientização acerca do processo de inclusão do aluno na escola. Participaram desta investigação, alunos, orientadores, supervisores, merendeira, zeladora, inspetor de pátio, porteiro, professores e diretora, compondo assim, vários pontos de vista para caminhada em direção a uma mudança coesa acerca do ensino inclusivo. Nesta investigação verificamos que a educação de surdos da forma como está sendo ofertada não alcança os objetivos propostos. Acredita-se que somente por uma educação bilingue é possível a inclusão efetiva, a ainda, a inclusão dos surdos com alunos regulares é prejudicial aqueles. The present study aims to bring the understanding of the reality of the student's inclusive process, its challenges in teaching and learning. Its realisation was given by establishing of the characterization of the use of Libras with deaf students at school; Explanation of the process of inclusion of the deaf pedagogical relationship, research of the level of interpretation of the deaf student; identification of the tensions that occur in relations between communication and understanding of Libras with deaf students and teacher. Descriptions of how the dynamics of Libras interferes in the ‘communication and understanding of the subjects. For this research was used the inductive method, through semistructured interview. The theoritical foundation were designed from records and annals inferring the needs of the deaf in Brazil. The investigations and research were informed through of interviews where it was possible to make an analyses of the practices observed in the interviewee’s speech. We understand that this survey resulted in awareness about the process of inclusion the deaf student at school. Paticipated this research: students, supervisors, guides, lunch ladies, caretakers, yard inspectors, doorman, teachers and principal. Thus, various points of view towards a cohesive change about inclusive education. In this investigation, we verified that the education of the deaf, the way it is being offered, does not reach the proposed objectives. We believe that only through bilingual education is possible the effective inclusion, yet, the inclusion of the deaf with regular students in harmful those. 2022-08-11T18:58:19Z 2022-06-22 Dissertação LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO., 2022, 107 f., Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9008 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Surdo
Libras
Inclusão
Contexto escolar
spellingShingle CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Surdo
Libras
Inclusão
Contexto escolar
Vargas, Jefferson Aristiano
LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
topic_facet CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Surdo
Libras
Inclusão
Contexto escolar
description O presente estudo tem como objetivo trazer a compreensão da realidade do processo inclusivo do aluno, seus desafios no ensino aprendizagem. Sua realização se deu pela efetivação da caracterização de uso da Libras com alunos surdos na escola; explicitação do processo de inclusão dos surdos na relação pedagógica; investigação do nível de interpretação do aluno surdo; Identificação das tensões existentes nas relações entre a comunicação e compreensão de Libras com alunos surdos na escola; descrição das relações de comunicação e compreensão existentes entre o surdo e os professores; descrição de como a dinâmica de Libras interfere na comunicação e compreensão dos sujeitos. Para esta investigação foi utilizado o método indutivo através de entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica foi desenvolvida a partir dos históricos e anais inferentes a necessidade dos surdos no Brasil. As investigações e pesquisa foram embasadas por meio das entrevistas, onde foi possível fazer uma análise das práticas observadas nas falas dos entrevistados. Entendemos que esta pesquisa gerou uma conscientização acerca do processo de inclusão do aluno na escola. Participaram desta investigação, alunos, orientadores, supervisores, merendeira, zeladora, inspetor de pátio, porteiro, professores e diretora, compondo assim, vários pontos de vista para caminhada em direção a uma mudança coesa acerca do ensino inclusivo. Nesta investigação verificamos que a educação de surdos da forma como está sendo ofertada não alcança os objetivos propostos. Acredita-se que somente por uma educação bilingue é possível a inclusão efetiva, a ainda, a inclusão dos surdos com alunos regulares é prejudicial aqueles.
author_additional Andrade, Aldair Oliveira De
author_additionalStr Andrade, Aldair Oliveira De
format Dissertação
author Vargas, Jefferson Aristiano
author2 http://lattes.cnpq.br/6520740321166948
author2Str http://lattes.cnpq.br/6520740321166948
title LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
title_short LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
title_full LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
title_fullStr LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
title_full_unstemmed LIBRAS E A INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO SURDO.
title_sort libras e a inclusÃo no contexto escolar do aluno surdo.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9008
_version_ 1831970095120777216
score 11.753735