Dissertação

O ensino de ecologia e o sentimento de pertencimento do estudante no ensino fundamental com a Floresta Amazônica

O ensino de ecologia deve contribuir com a formação de cidadãos preocupados com a sustentabilidade, que se sintam de fato pertencentes ao bioma no qual estão inseridos. Entendendo a grandeza da região Amazônica e a situação de degradação progressiva em que se encontra, esta pesquisa qualitativa teve...

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Autor principal: Brelaz, Laiza Morais Rodrigues
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0637666362290657
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9055
Resumo:
O ensino de ecologia deve contribuir com a formação de cidadãos preocupados com a sustentabilidade, que se sintam de fato pertencentes ao bioma no qual estão inseridos. Entendendo a grandeza da região Amazônica e a situação de degradação progressiva em que se encontra, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral compreender como o ensino de ecologia pode estar contribuindo para o sentimento de pertencimento de estudantes do ensino fundamental para com a Amazônia. Como objetivos secundários, a pesquisa buscou analisar como se dá o ensino de ecologia durante o ensino fundamental, conhecer a vivência desses estudantes em ambientes naturais, não formais e informais de ensino, além de investigar se há ocorrências de sentimentos de pertencimento dos estudantes para com a Floresta Amazônica. Para o alcance desses objetivos, estudantes do 9° ano do ensino fundamental foram entrevistados, e todos os dados oriundos na coleta de dados foram trabalhados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontaram que o ensino de ecologia vem ocorrendo de forma descontextualizada, sem valorização necessária a elementos da fauna e flora. Foi observado também que não houveram iniciativas escolares que colocaram estes estudantes em interação com ambientes naturais, não formais e informais de ensino. Os estudantes demonstraram certo apego e valorização para com a região Amazônica, indicando que situações familiares seriam a principal motivação para tal. Concluímos que os estudantes demostram sentir-se pertencentes à região amazônica, porém pouco conhecimento ecológico foi construído com base neste sentimento durante o ensino fundamental. Desta forma, a pesquisa poderá contribuir para compreendermos o sentimento de pertencimento como valor cognitivo, capaz de ser estimulado no processo de ensino-aprendizagem de ecologia, fazendo este conhecimento ser construído em base sólidas, que motivarão atitudes práticas de valorização e preocupação com a sustentabilidade Amazônica.