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Relatório de Pesquisa
O professor e a educação ambiental no Ensino Fundamental
A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal...
Autor principal: | Izabel Cristina de Lima Nascimento |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3675 |
Resumo: |
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A Educação Ambiental (EA) teve ser vista como um dos instrumentos para o enfrentamento da problemática ambiental, uma vez que fornece condições necessárias para a compreensão de forma crítica desta problemática sejam elas globais, regionais ou locais. Neste sentido este projeto tem como principal objetivo analisar a concepç!ão que os professores do Ensino Fundamental(do 6a ao 9a anos) possui sobre a Educação Ambiental. Para tanto serão realizadas entrevista semi-estruturas com os professores dos diferentes componentes curriculares das Escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Humaitá. Os dados serão analisados a partir de uma proposta histórico-crítico, com fundamentação no Método Dialético, permitindo desta forma uma apreensão radical da realidade. Esse método tem como pressuposto que a análise parte da totalidade, buscando entender as partes que a compõem, e recompondo assim uma nova síntese que não se configura como permanente, mas encontra-se sujeita a novas análises e transformações. Desta forma os resultados gerados por esta pesquisa podem subsidiar tanto o processo de formação de professores do próprio Instituto de Agricultura e Ambiente, mas também no processo de formação continuada dos professores que já atuam no município, permitindo uma aproximação da Universidade com a sociedade local. Pois a Educação pode fomentar a reflexão dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, buscando o desenvolvimento do ensino voltado para uma prática crítica e transformadora da sociedade. |